quarta, 17 de julho de 2024

FEMM realizou Assembleia Geral dos Mantenedores

Publicado em 19 jun 2015 - 08:16:26

           

Rose Pimentel Mader

A Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), mantenedora das Faculdades Integradas de Ourinhos e do Colégio Santo Antônio Objetivo, realizou no sábado, 13 de junho, a Assembleia Geral dos Mantenedores para aprovação e deliberação sobre o Balanço Geral e Relatório da Presidência referente a 2014. Na oportunidade, o Balanço e Relatório foram aprovados por unanimidade pelos mantenedores.

A Assembleia que aconteceu no salão do júri, na Central de Aulas 2 do Campus das FIO, foi presidida pelo industrial Roque Quagliato, presidente da FEMM e secretariada pela contadora da instituição Teresa Matie Mizuyama.

Compuseram a mesa de trabalhos o vice-presidente da FEMM industrial Nildo Ferrari, a prefeita Belkis Gonçalves Fernandes, o presidente da Câmara Municipal vereador José Roberto Tasca e o Bispo de Ourinhos Dom Salvador Paruzzo.

Na abertura dos trabalhos, Roque Quagliato solicitou aos presentes um minuto de silêncio em homenagem a dois mantenedores falecidos: Nilo Ferrari e Mario Aloisio Viana Egreja.

Na sequência, o presidente da FEMM convidou para suas considerações os dirigentes do CSA Objetivo e das FIO e o gerente administrativo e financeiro da instituição professor Gustavo Teixeira Neto.

A diretora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, professora Maria Luiza de Sousa Pinha destacou a construção do novo prédio, recém inaugurado, dotado de modernas e amplas instalações e recursos, contribuindo plenamente para promover a educação de qualidade, explanou sobre todas as atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola e pontuou os principais eventos realizados no decorrer do ano, assim como os projetos curriculares e extra-curriculares que enriquecem e favorecem a formação integral dos alunos na primeira fase da vida escolar. Maria Luiza ressaltou ainda o trabalho e dedicação da equipe escolar, cuja atuação está alicerçada no slogan da Educação Infantil e Ensino Fundamental I: Cuidando com Carinho Educando com Amor. Também agradeceu o apoio, incentivo e investimentos dos dirigentes da FEMM, tornando possível o alcance de excelentes resultados na educação e formação dos alunos.

A diretora do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Curso-Pré-Vestibulares professora Clarice da Silva Coneglian foi representada na reunião pelo professor Carlos Antônio Paiva.

Carlos Paiva ressaltou os investimentos feitos pela Fundação Mofarrej, o apoio aos dirigentes e demais profissionais que integram a equipe escolar, destacou a construção do novo prédio da Educação Infantil, que, segundo ele, representa a base de toda a educação oferecida pelo CSA Objetivo e pelas FIO.

Segundo Carlos Paiva, a direção e toda a equipe do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estão preocupadas em construir uma escola que forme integralmente o aluno, oferecendo além da formação pedagógica de excelência, uma formação cidadã.

Paiva elencou os resultados alcançados no EFII e EM, as conquistas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos vestibulares e apresentou os destaques dos dois ciclos. Além do excelente desempenho no ENEM e da expressiva aprovação nos vestibulares, os alunos do CSA Objetivo têm conseguido se destacar inclusive internacionalmente, conquistando vagas em várias universidades internacionais.

O diretor das FIO professor Bianor Costa Freire Colchesqui destacou a excelente evolução alcançada por todos os cursos das FIO, apresentando números concretos das conquistas da instituição: como o Índice Geral de Cursos, ENADE, cujas notas e conceitos atribuídos pelo MEC (Ministério da Educação) colocam as FIO entre algumas das melhores instituições de ensino superior particular do País. Destacou também a classificação dos cursos das FIO que a cada ano ganham mais e mais estrelas do Guia do Estudante, da Editora Abril.

Bianor falou sobre a intensa atividade acadêmica promovida pelas FIO que realizam anualmente centenas de eventos entre os quais palestras, congressos, visitas técnicas e pesquisas, entre outras atividades visando enriquecer e complementar o currículo pedagógico dos acadêmicos.

“Temos convicção de que estamos trilhando o caminho certo”, ponderou Bianor que aproveitou a oportunidade para anunciar aos mantenedores que além dos novos cursos iniciados em 2015, as Engenharias Civil e Elétrica, a FEMM e FIO trabalham com amor e de maneira incansável para implantar os cursos de Odontologia, Engenharia Mecânica e, realizar o grande sonho da Fundação e anseio da comunidade local e regional: trazer a Faculdade de Medicina. 

Bianor informou que esteve em Brasília na quinta-feira, 11 de junho, tratando justamente sobre a implantação dos novos cursos, uma luta, segundo ele que conta com o fundamental apoio do deputado federal Capitão Augusto que não tem medido esforços para viabilizar a Medicina para as FIO. Adiantou a idéia de trazer para Ourinhos um planetário, agradeceu o apoio e investimentos dos dirigentes da FEMM e finalizou afirmando que nada resiste ao trabalho.

O gerente administrativo e financeiro da FEMM, professor Gustavo Teixeira Neto apresentou aos presentes os investimentos realizados no decorrer de 2014 e os resultados financeiros da instituição. Também explanou sobre a atuação do setor e as novas aquisições feitas que, além de ampliar consideravelmente o patrimônio da Fundação, proporcionou maior dinamismo ao trabalho dos setores administrativo e financeiro.

Conquistas da FEMM – O presidente da FEMM Roque Quagliato iniciou o seu pronunciamento falando da preocupação com as incertezas geradas pelo atual panorama político e econômico do País, citando especialmente a questão do FIES, mas ressaltou que está confiante e acredita que a FEMM vai continuar seu trabalho e sua luta em prol do ensino.

Destacou que ao longo de toda a gestão da FEMM, ele e Nildo, sempre procuraram administrar com os recursos próprios da instituição, não dependendo de financiamento externo e que, apesar de todas as dificuldades, a FEMM cresceu e se consolidou alcançando importantes conquistas tanto em relação à qualidade do ensino que oferece em todos os ciclos – do Infantil ao Superior – como no âmbito de investimentos e implantação de cursos.

Roque anunciou o término do pagamento do prédio do CSA Objetivo e da Casa das Irmãs, imóveis adquiridos da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e das novas aquisições – uma casa na Rua D. Pedro I, 52 onde funciona o setor administrativo e financeiro da Fundação e uma casa na Rua Lopes Trovão, 81 que vai acolher a parte de recuperação de crédito e o Escritório de Práticas Jurídicas das FIO.

Anunciou ainda os esforços para a implantação da Faculdade de Medicina e salientou que apesar das exigências do MEC para autorização do curso, as expectativas são as melhores possíveis graças ao apoio que está encontrando na comunidade, em especial do deputado federal Capitão Augusto e das parcerias importantes com a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos e com o Hospital Maternidade de Santa Cruz do Rio Pardo.

Reiterou a preocupação que tem com a qualidade de ensino em todos os níveis e o anseio de transformar as FIO num Centro Universitário.

Na ocasião apresentou à assembleia a indicação dos novos mantenedores: Dalva Borges Ramos, Cecília de Arruda Botelho Quagliato, Francisco Eroídes Quagliato Filho, Winston Khatchik Edirnelian Filho, Nilson Ferrari e Nilo Ferrari Neto, cujos nomes foram aprovados por unanimidade.

O Bispo de Ourinhos Dom Salvador Paruzzo, o presidente da Câmara Municipal Roberto Tasca e a prefeita Belkis Gonçalves Fernandes também se pronunciaram durante a assembleia parabenizando os dirigentes da Fundação e todo o corpo de colaboradores pela condução da FEMM e pelas conquistas alcançadas ao longo de todos esses anos.

“Parabenizo os dirigentes e toda a sua equipe, estou impressionado com a excelência do trabalho da FEMM e tudo o que ela oferece para nossa comunidade, realmente uma riqueza para a cidade, motivo de grande alegria para todos nós”, afirmou Dom Salvador que também chamou a atenção para os problemas sociais da sociedade, falou da necessidade de resgatar valores fundamentais para o ser humano, como a família e conclamou a FEMM a trabalhar também a espiritualidade e religiosidade com seus alunos e acadêmicos.

O presidente da Câmara Roberto Tasca afirmou: “faço parte da turma de formandos de Direito de 2009 das Faculdades Integradas de Ourinhos, meu filho faz Arquitetura e Urbanismo nas FIO e minha filha está no 9º ano do Ensino Fundamental II do CSA Objetivo”. E concluiu: “Diante disso só tenho a enaltecer e parabenizar a FEMM, seus dirigentes, equipe de trabalho e mantenedores pela excelência do ensino e por tudo que a Fundação representa, motivo de orgulho para nós ourinhenses. A Câmara Municipal de Ourinhos está a disposição para ajudar a FEMM em tudo que for preciso”.

Ao cumprimentar os dirigentes da FEMM e toda a sua equipe, a prefeita Belkis afirmou que a Fundação está de parabéns não só pelo excelente trabalho mas, também, pela visão extraordinária de empreendedorismo, arrojo e transparência, condições que a elevam enquanto instituição de ensino. Belkis também destacou a preocupação que a FEMM tem com a qualidade de ensino em todos os níveis, os investimentos realizados e parabenizou as diretoras do Colégio Maria Luiza de Sousa Pinha e Clarice da Silva Coneglian e o diretor das FIO Bianor Colchesqui pelo excelente trabalho e finalizou dizendo que a FEMM é um orgulho para Ourinhos e região.

O cirurgião dentista e professor Masato Nobuyasu, um dos grandes colaboradores para a implantação do curso de Odontologia, também teceu suas considerações sobre o andamento dos trabalhos e destacou o empenho dos dirigentes da Fundação e de toda a equipe para a concretização desse sonho.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.