sábado, 13 de abril de 2024

Festa Provincial 2023 é realizada no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Ourinhos-SP

Estiveram presentes as comunidades de diversas localidades brasileiras para honrar São José Operário e para celebrar os 65 anos da Paróquia ourinhense.

 

 

Juliana Neves, coordenadora Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP

 

 

A Festa Provincial 2023 da Congregação dos Oblatos de São José (OSJ) teve o seu endereço alterado neste ano. Em sua tradicionalidade, era realizada em Apucarana, Paraná, no Santuário de São José. Mas em razão dos 65 anos de Paróquia do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, a festa foi promovida em Ourinhos, nos dias 29 e 30 de abril.

A festividade foi iniciada a partir das 06h com a recepção calorosa do povo ourinhense com os ônibus que chegaram de Curitiba, Paraná, Apucarana, Cascavel, Paraná, São Paulo capital e Colniza, Mato Grosso. Quem chegava foi muito bem recebido com amor, carinho e um lindo café da manhã no Pátio Nossa Senhora de Guadalupe.

Por um tempo, os peregrinos puderam guardar suas malas nas casas dos hospedeiros da comunidade e já na parte da manhã fizeram parte da inauguração do Memorial Nossa Senhora de Guadalupe. Um espaço dedicado a contar histórias da Paróquia, do Seminário, dos Oblatos de São José no Brasil e da Guadalupe com memórias escritas e visuais. Lugar que foi abençoado pelas mãos do Padre Mauro Negro, provincial OSJ no Brasil.

Depois, às 11h, foi a abertura oficial da festa com cantos de animação, momento em que marcou a presença uma leiga da Paróquia Santa Edwiges de São Paulo, uma oração inicial com os Freis Oblatos, apresentação musical do Colégio Bagozzi Ourinhos e os discursos do padre Mauro, padre Bennelson da Silva Barbosa, pároco do Santuário, padre José Antônio Bertolin, responsável pelo Centro de Espiritualidade da congregação, e dos coordenadores de CPP, André Lúcio e Miguel Neves. As 12h todas as comunidades foram prestigiar um delicioso almoço.

A programação voltou às 15h com um momento formativo sobre São José jovem e trabalhador com o padre Paulo Sérgio. E às 17h, a Santa Missa presidida pelo Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo da Diocese de Ourinhos. Porém, a festa ainda não havia acabado!

Em seguida, ao fim da Missa, o Colégio Santo Antônio do município apresentou um coral com músicas que remetem à figura de Maria e São José, e o dia foi finalizado com um terço de São José em frente ao Santuário e um jantar com música ao vivo, um pequeno show produzido pelo padre Bennelson.

“Ourinhos é uma cidade importante para nós, Oblatos de São José, mas muito importante mesmo. Todos nossos confrades, padres e irmãos, passaram por aqui e carregavam lembranças e afetos especiais com este lugar. Celebrar a Festa Provincial nesta cidade é honrar toda a nossa história e a da Paróquia e do Seminário”, comenta padre Mauro Negro.

Vale ressaltar que no dia 29 a partir das 10h até às 20h e no domingo das 10h às 14h foi realizada um Feira de Artesanato no Pátio do Seminário. Estavam à venda alimentos, artesanatos, doces, plantas, bolsas e muito mais. Inclusive é necessário um destaque especial para a presença da Paulinas Editora. As irmãs de São Paulo trouxeram materiais vocacionais, livros para vender e distribuiu mimos religiosos para toda a população.

“É uma graça para nós, Irmãs Paulinas, ter recebido este convite para estar na Festa Provincial dos Oblatos de São José. Uma gratidão muito grande, porque anos atrás nossas irmãs já eram acostumadas a fazer trabalhos vocacionais em Ourinhos, pela Diocese. Retornar nesta cidade é trazer novamente a nossa missão para a região, é fazer com que a nossa missão seja cada vez mais reconhecida”, fala a Irmã Sheila Araújo.

O domingo começou com o café da manhã às 07h e a oração da manhã com o Ofício de Nossa Senhora às 08h30. O foco do segundo dia de festa era a comemoração dos 65 anos de Paróquia. Padre Mauro foi quem presidiu a Missa das 09h30. A Celebração Eucarística já emociona a assembleia, mas as emoções estiveram à flor da pele com as homenagens que vieram em sequência.

Um grupo de jovens meninas da Catequese e da pastoral de Coroinhas e Acólitas apresentaram uma dança com a música sobre a vida da Virgem Maria. Mais uma vez os Coroinhas e Acólitos se apresentaram com outra canção em que se fala sobre a proteção de Maria com seus filhos. Então, Maria Tereza, leiga do Santuário, apresentou a história do Santuário em relatos específicos e apresentações de festividades e autoridades religiosas que estiveram presente e fizeram história na Paróquia.

E aí foi apresentado o auge do dia: um coral de 65 vozes de leigos e leigas do Santuário em homenagem aos 65 anos de Paróquia. Uma música que alimentou a espiritualidade de cada pessoa presente, principalmente com a entrada das representações de Jesus Cristo e Nossa Senhora de Guadalupe. Logo após, entrou um bolo e todos cantaram parabéns.

Para encerrar a Festa Provincial, foi exibido o curta-metragem sobre as aparições de Guadalupe, produzido por uma equipe do Santuário em 2022. Com o término oficial da Festa Provincial, a assembleia aproveitou do almoço com música ao vivo.

“O sentimento é de alegria e gratidão pelos 65 anos de Paróquia, pelo povo maravilhoso de Ourinhos e pela Congregação dos Oblatos de São José que nos deu esta oportunidade de celebrar a Festa Provincial. Vai deixar um legado para o Santuário de integração, trabalho em conjunto e a comunhão das pastorais e movimentos”, finaliza padre Bennelson da Silva Barbosa.

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.