sexta, 24 de maio de 2024

FIO sediou Jornada de Psicologia e Diversidade Humana

Rose Pimentel Mader

O curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) realizou, no período de 24 a 28 de agosto, a VII Jornada de Psicologia, intitulada Psicologia e Diversidade Humana. O evento teve o intuito de fortalecer e ampliar os espaços de formação dos discentes e, também, as discussões no campo da Psicologia como ciência e profissão. 

O público alvo principal foram os discentes do curso de Psicologia, mas a Jornada também foi aberta à comunidade, ex-alunos e discentes de outros cursos das FIO. 

As atividades realizadas contemplaram os períodos diurno e noturno e foram apresentadas nos modos de oficinas, mini-cursos e palestras. Ministraram essas atividades os docentes do curso de Psicologia e também palestrantes convidados. 

Destaque para as palestras realizadas nas noites de segunda-feira e quinta-feira. 

Na noite de segunda-feira, 24, o tema da discussão foi Psicologia, laicidade e religiosidades e teve a participação dos professores doutores Leandro Anselmo Todesqui Tavares (psicólogo (Unesp), mestre e doutor em Psicologia pela Unesp/Assis; psicólogo clínico e professor das FIO e FADAP, de Tupã e Fernando Luiz Zanetti (psicólogo (Unesp), mestre e doutor em Psicologia pela Unesp/Assis; pós doutor pela USP; professor das FIO e FEMA – Assis.

Os professores Leandro e Fernando conduziram as reflexões acerca das questões éticas da atuação profissional do psicólogo no que diz respeito ao campo da religião, principalmente em relação às inadequações do uso do discurso religioso no âmbito do atendimento psicológico – seja na atuação em consultório privado ou junto às políticas públicas de saúde, educação e assistência social.

Na noite de quinta-feira, 27, o tema da discussão foi Psicologia e diversidade: questões de gênero e sexualidades no contexto escolar. Compuseram a mesa de trabalho o prof. dr. Leonardo Lemos de Souza (psicólogo (Unesp); doutor em Educação (UNICAMP); pós doutor em Psicologia Básica na Facultat de Psicologia da Universitat de Barcelona – UB e prof. dr. do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Unesp/Assis) e o mestre em Saúde Coletiva Vinicius Miranda (psicólogo (Unesp); mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ); especialista em gênero e sexualidade (CLAM/UERJ). 

Ambos conduziram as problematizações da importância da atuação da Psicologia no âmbito dos direitos humanos a partir de reflexões acerca das situações e contextos de preconceito, discriminação e violência contra gays, lésbicas, travestis, transexuais no contexto escolar. Tudo isso com o intuito de destacar a responsabilidade social da Psicologia na garantia dos direitos civis e sociais e na afirmação dos diferentes modos de vida que compõem nossa sociedade.

A VII Jornada de Psicologia teve como comissão organizadora: a prof. dra. Paula Ione C. Q. Fiochi, coordenadora do curso; prof. ma. Ana Clara Magalhães; prof. ma. Suédina Brizola; prof. me. Marcos Shiozaki;

prof. me. Caio Andrêo; prof. me. Guilherme Providello;

prof. me. Fábio Sagula; prof. ma. Barbara Sinibaldi; prof. ma. Deborah Perez; prof. Wender Urias; prof. ma. Clarice Paulon; prof. me. Valdir Campos; prof. me. Luiz Bosco

prof. dr. Roberto Nascimento; prof. dra. Daniele Ferrazza;

prof. ma. Ana Lucia dos Santos e prof. ma. Patricia Hobold.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.