quarta, 22 de maio de 2024

Fórum do Campo ao Consumidor reúne 170 agricultores da região de Ourinhos

Assessoria de Comunicação

A 1ª edição do Fórum do Campo ao Consumidor realizada pelo Escritório do Sebrae-SP de Ourinhos reuniu 170 produtores rurais da região. Com o tema “Exigências legais de formalização e comercialização”, o evento, realizado na terça-feira, 07, debateu técnicas e formas de gestão para incentivar os agricultores a emergirem no mercado consumidor.

O programa “Do campo ao Consumidor” é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com o sistema Faesp/Senar e no evento de Ourinhos contou com o apoio do Sindicato Rural, CATI e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo do projeto é transferir conhecimento aos micro e pequenos produtores rurais sobre os aspectos do mercado, soluções para comercialização dos produtos e melhoria da competitividade no setor.

A abertura do Fórum contou com a participação do gerente interino do Escritório Regional do Sebrae-SP em Ourinhos, Thiago Alexandre Brandão Farias, que destacou a importância da capacitação dos agricultores e da parceria com as entidades. “O programa do Campo ao Consumidor mostra ao produtor rural um outro canal de venda, diferentes formas de ganho e possibilidades de abrir o mercado para a região.  A parceria Sebrae/Faesp/Senar busca capacitar para aumentar a produtividade e o ganho do agricultor. A ideia é trazer novidades e caminhos diferenciados para a venda”.

Durante o encontro, o presidente do Sindicato Rural de Ourinhos Eduardo Luiz Bicudo Ferraro também ressaltou a importância do produtor saber vender. “É um momento imprescindível para aprendermos e trocarmos experiências. Precisamos motivar a venda correta, a organização e profissionalização do agricultor. O Sebrae vem desenvolvendo um trabalho maravilhoso de orientação e nosso intuito é estender essa parceria”.

De acordo com Diógenes Correa Leite, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ourinhos, os produtores da região estão em constante busca de informação. “Essa parceria está dando certo e trazendo muito resultado. Antes, os agricultores ficavam trabalhando e esqueciam a importância de saber negociar e vender. É uma satisfação trabalhar com o Sebrae, Sindicato Rural e CATI”.

O sucesso do evento foi comprovado pela avaliação do produtor Raul Ramos Junior, que também é presidente da Associação de Agricultores de Caporanga, distrito de Santa Cruz do Rio Pardo. “Acho muito importante encontros como esse, pois geram conhecimento e nos trazem novidades. Estamos bem auxiliados e acredito que o principal é a valorização do homem do campo, pois precisamos dar continuidade naquilo que sabemos fazer”.

Palestras – O 1º Fórum do Campo ao Consumidor contou com duas palestras. A primeira foi ministrada pela consultora de negócios do ER do Sebrae-SP de Ourinhos, Fabiana Cintra Franco. “Meu tema foi associativismo, focado nos valores, atitudes e vantagens para o produtor rural. O intuito é que fiquem mais unidos e consigam acessar o mercado”, disse.

A segunda palestrante foi a médica veterinária Sílvia Cristina Vieira. “Debati as exigências legais dos produtos de origem animal e vegetal para inserção no mercado formal. Existem legislações específicas que o produtor precisa ter conhecimento”.

Além dos 170 agricultores, o evento contou também com a presença de diversas autoridades como a prefeita de Ribeirão do Sul, Eliana Rorato, o diretor da CATI, Sérgio Luiz Vilas Boas Tambara e o coordenador da Faesp Carlos Alberto Messias. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.