quarta, 09 de outubro de 2024
Publicado em 08 ago 2018 - 06:28:01
Da redação
O pagamento do Fundo PIS-Pasep aos cotistas de todas as idades que são correntistas da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil começam a ser liberados nesta quarta-feira, 8. De acordo com o Ministério do Planejamento, os saques atingem 6,3 milhões de pessoas, no valor total de R$ 5,5 bilhões.
Tem direito de receber o benefício pessoas que trabalharam com carteira assinada na iniciativa privada ou servidor público civil ou militar entre 1971 e 1988. A média de valor para cada beneficiário gira em torno R$ 1.375, mas depende de quanto tempo a pessoa trabalhou no período em que vigorou o Fundo PIS-Pasep.
Segundo o governo, os cotistas que possuírem conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil e que estiverem com o cadastro do Fundo PIS-Pasep atualizado receberão o depósito automaticamente, sem necessidade de se dirigir às agências. Devido à compensação noturna, os correntistas desses bancos poderão verificar os valores em suas contas a partir de quinta-feira (9). Porém, considerando o alto volume de pagamentos envolvido, por segurança, os pagamentos automáticos serão realizados gradualmente no período de uma semana.
A Caixa Econômica Federal é responsável por pagar o dinheiro do PIS aos funcionários da iniciativa privada, e o Banco do Brasil paga o Pasep aos servidores públicos.
Calendário – A partir de 14 de agosto, o saque estará liberado para todos os cotistas, que podem ir até as agências bancárias da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. São cerca de 17,5 milhões de pessoas que poderão sacar entre 14 de agosto e 28 de setembro. É preciso levar ao banco um documento de identificação ou o número de registro do PIS/Pasep, consultando na hora o valor que tem direito a sacar.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.