sexta, 26 de julho de 2024

GEEKPÉDIA, Indo onde nenhum homem jamais esteve

Publicado em 09 out 2017 - 07:15:51

           

Ricardo Justino

OUE É UMA “DISTOPIA”? – Esta semana, com a estreia de Blade Runner 2049, o jornal “El País” publicou uma matéria em que falava sobre este assunto, principalmente no viés literário. Mas enfim, o que vem a ser uma DISTOPIA? Um termo comum em muitas críticas de filmes, quadrinhos ou livros. O termo vem do grego “dys” + “topos”, em que a primeira palavra remete ao significado de “dor”, “privação”, “medo” ou “dificuldade” e a segunda “lugar”. Assim, o termo em si remete a “lugar de medo, de dor, privação ou dificuldade” e sempre baseando-se em uma espécie de “universo alternativo”. Vale lembrar que é o contrário de Utopia (lugar perfeito, de felicidade e alegria). Há ainda algo a se ressaltar no quesito. Quando um filme apresenta uma distopia, geralmente é um mundo onde há a necessidade de fazer algum sacrifício social para se alcançar um objetivo. Por exemplo, em “Jogos Vorazes”, para haver paz era necessário que houvesse um tributo (os jovens que se degladiariam). Em alguns filmes, as distopias portanto são claramente observadas quando nota-se um mundo infeliz, com algo pelo que se lutar (a liberdade por exemplo). Em resumo, este termo geralmente significa que haverá uma comunidade regida por um governo totalitário, tirânico ou em que há uma divisão de castas sociais, sempre representando uma corrupção e regras que, em nome da maioria, faz uma minoria sofrer. Conquistas tecnológicas sempre são observadas, principalmente como forma de monitorar os cidadãos, nações ou grupos empresariais, algo visto claramente em “Ghost in the Shell” por exemplo.

VELOZES, MAS PRINCIPALMENTE FURIOSOS!!! – O clima de harmonia não existe mais entre os atores da franquia. Tyrese Gibson tumultuou os bastidores da franquia com um desabafo online, onde claramente culpava “The Rock” pelo adiamento do 9º filme. Ocorre que “The Rock” resolveu filmar um “Spin-Off” (filme derivado) que aborda a história de seu personagem e o de Jason Statham. Tyrese inclusive o chamou de egoísta e foi claro que não iria retirar o post do ar. Ainda acusou “The Rock” de transformar a franquia em um filme solo sobre ele mesmo. Vale lembrar que não é a primeira desavença do grupo uma vez que o elenco todo já brigou com ele (The Rock), principalmente Vin Diesel, que expressou seu descontentamento claramente, pois haviam sido ofendidos com a expressão “candy ass” (equivalente a bunda-mole), uma expressão que utilizava enquanto era lutador de Luta Livre (antes do estrelato em hollywood). Será o fim da franquia como a conhecemos hoje?

STRANGER THINGS GANHA JOGO OITENTISTA – A série que irá estrear sua segunda temporada neste mês acabou ganhando um “joguinho” de viés oitentista através de uma parceria com o estúdio independente BonusXP. Para Android e IOS, faz jus à série e caso deseje, chama-se “Stranger Things: The Game”. Tem um visual pixelado, inspirado na geração de consoles de 16 bits (Super Nintendo/Mega Drive). A trilha sonora não foge ao estilo.  O mais importante: o jogo é gratuito!

“V DE VINGANÇA! A SÉRIE” (RUMOR) – Circula um rumor que o projeto de desenvolver uma série é a intenção do “Channel 4” (responsável por obras como Black Mirror, Misfits, etc…). Para quem não se lembra, o filme é aquele que tornou famosa a máscara utilizada pelo grupo “anonymous”. Por enquanto, porém, é melhor tratar a informação como rumor.

MORTAL KOMBAT XI – Parece que a produtora do game, a Netherrealm (a mesma de Injustice), pode anunciar para 2019 o novo Mortal Kombat. A história será praticamente um reboot. Rayden poderá ser o vilão e 30 personagens parecem estar sendo planejados para utilização no game, porém, alguns somente poderão ser jogáveis após serem baixados via DLC.

GLASS – M. Night Syamalan já está filmando a continuação de “Corpo Fechado” e “Fragmentado”, cujo título oficialmente é Glass. O filme será lançado em 18 de janeiro de 2019, contando com Bruce Willis, Samuel L. Jackson, James McAvoy, entre outros.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.