domingo, 19 de maio de 2024

GEEKPÉDIA, Indo onde nenhum homem jamais esteve

Ricardo Justino

“DEUS EX MACHINA”??? – Como é de costume, esta semana vou tratar de uma expressão que é comum no meio das artes cênicas e da literatura, e que vem sendo muito utilizada nos filmes recentes e mirabolantes de hoje em dia. Mas enfim, que significa a expressão “Deus Ex Machina”? Esta expressão vem de uma história antiga, que remonta aos tempos do teatro grego e romano. Quando o autor de uma peça não sabia como resolver o problema, ele utilizava a figura de um “deus” ou ser “mitológico” que descia do céu durante a encenação, com a ajuda de uma máquina, que o fazia aparecer na cena e resolvia de forma mirabolante e mágica os conflitos do personagem principal. Esta expressão então passou a ser utilizada sempre que, em uma estória (escrita, encenada ou filmada) para se resolver uma situação ocorre algo completamente inesperado, muitas vezes ilógico, ou fantástico, que não se esperava. Como um exemplo, no filme “Vingadores – Era de Ultron”, a cidade estava nos ares e ninguém sabia como salvar a população, até que, repentinamente, uma solução de roteiro inesperada ocorre: Samuel L. Jackson aparece como Nick Fury com um porta-aviões da Shield para resgatar toda a população da cidade. (Mesmo tendo a Shied e seu personagem deixado de ser o diretor da mesma no filme anterior do Capitão América). A este tipo de solução/recurso portanto a expressão pode ser utilizada. Mesmo quando a solução é, por exemplo, uma revelação que alguém durante todo o filme guardou (por algum motivo que nos perguntamos: mas por quê ele falou isso só agora?), a este tipo de recurso, a expressão também é cabível.

A MORTE É A ÚNICA SAÍDA – Não! Este não é um tópico que fala a favor do suicídio! Muitos são fãs de Robie Zombie, que produziu os últimos 2 filmes de Halloween, e agora, ele retorna, escrevendo e dirigindo este filme em que sua esposa irá atuar. A inspiração deste roteiro veio de um parque de terror chamado Great American Nightmare, e o financiamento deste filme foi bancado através da arrecadação de fãs do diretor. Proibido para menores de 18 anos nos Estados Unidos, trará uma ambientação no ano de 1975 e contará a história de cinco pessoas sequestradas cinco dias do Halloween. Mantidas como reféns em um local denominado de “Murder World” irão precisar disputar um jogo violento para sobrevier. O filme irá ser lançado diretamente em home vídeo neste 25 de outubro. 

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS 2? – Em uma recente entrevista, Kate Winslet revelou que gostaria de realizar uma sequência do filme, onde a personagem estaria com mais de 40 anos, abordando o que haveria acontecido com a personagem. A atriz atualmente está em Avatar 2, filme de James Cameron que irá estrear somente em 2020.

HAN SOLO – Ron Howard, o diretor do filme (que também dirigiu “O código Da Vinci”), acabou dando a entender, através do Twiter, que o filme poderá trazer alguns personagens das H.Q.s de Star Wars: Tag e Blink. O filme chegará em maio de 2018 e trará atores renomados, como Woody Harrelson, Emilia Clarke, Paul Bettany, e Donald Glover.

SANTOS DUMONT EM MINISSÉRIE DA HBO – Anunciado em março deste ano, o projeto de trazer para as telas a história do inventor, parece estar decolando. Foi anunciado que João Pedro Zappa será o protagonista. O canal, no entanto, não se pronunciou a respeito da trama. Vale lembrar que para os americanos, os inventores do avião são os irmãos Wright, mesmo sabendo que o voo do 14 bis foi pouco antes da invenção dos mesmos em solo americano. Dumont fez seu avião ser manobrado e voar na frente de diversas testemunhas e no entanto ainda assim, a invenção não foi reconhecida de forma universal. Vale lembra que ele também é o inventor do relógio de pulso, razão pela qual existe a marca “Dummont”.

RAPIDINHAS – Nos universos da DC e Marvel também ocorreram algumas novidades, entre elas destacam-se: X-Men, Fênix Negra teve o final das filmagens anunciado e chega aos cinemas em 2 de novembro de 2018. Deapool 2 também teve o final das filmagens anunciado, com estreia prevista para 1 de junho de 2018. Joss Whedon não será creditado com diretor de Liga da Justiça, crédito que será dado exclusivamente a Zack Snyder. Os Novos Mutantes será o primeiro filme de uma trilogia de terror, algo novo e experimental, que abordará o gênero em alta utilizando personagens mutantes. Esperar para ver e torcer para dar certo, pode ser uma aposta alta, porém pode trazer bons resultados.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.