segunda, 15 de abril de 2024

Gestantes e puérperas já podem tomar dose de reforço bivalente contra covid-19

Além delas, a dose de reforço com este imunizante está liberada para qualquer pessoa maior de 60 anos ou imunossuprimidos maiores de 12 anos

 

Da redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos informa que as gestantes e puérperas foram incluídas no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19, que utiliza vacina bivalente da Pfizer.

Além delas, a dose de reforço com este imunizante está liberada para qualquer pessoa maior de 60 anos ou imunossuprimidos maiores de 12 anos. É necessário ter tomado as duas primeiras doses ou a última dose há mais de quatro meses.

Se você tem menos de 60 anos e ainda não tomou uma das doses anteriores [1ª, 2ª (acima de 3 anos), 3ª (acima de 12 anos), 4ª (acima de 18 anos) e 5ª dose (pessoas com comorbidade acima de 40 anos], também pode procurar um dos postos de saúde (que consta na arte).

Confira a seguir algumas dúvidas comuns respondidas pelo Ministério da Saúde:

POR QUE TOMAR O REFORÇO?
Mesmo que você já tenha tomado as duas doses do esquema primário, é necessário tomar a dose de reforço, conforme recomendação para sua faixa etária. Com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus. Com o reforço na imunização, os anticorpos voltam a subir consideravelmente.

O QUE É VACINA BIVALENTE?
As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original, a variante Ômicron e suas subvariantes. É importante lembrar que as vacinas bivalentes e monovalentes são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.