domingo, 10 de dezembro de 2023

Gestores da rede municipal já recebem formação para implantação do sistema SESI

Da redação

Os 71 gestores do ensino fundamental da rede municipal de ensino, entre diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e formadores, se reuniram quarta-feira (22), na Secretaria Municipal de Educação para o curso de formação do sistema SESI de ensino.

A formação ministrada por Maria Luiza Reginato, Especialista em Educação e Formadora de Gestores do SESI de São Paulo, trabalha o conteúdo voltado para o trabalho pedagógico, preparando os gestores para atuarem junto aos professores. 

Ao longo do ano os professores, diretores e coordenadores serão orientados em relação aos processos de avaliação, bem como os simulados referentes às avaliações nacionais Prova Brasil e Enem. Ao todo serão oito capacitações. Na semana passada 280 professores passaram pela formação. No dia 29 será realizada a segunda capacitação para os docentes.

“O material didático já chegou e será distribuído até o final de semana para todas as unidades escolares. Os professores desde a primeira capacitação já começaram a aplicar a metodologia para os 7 mil estudantes da rede municipal”, explicou Ilma Mendes da Silva, Auxiliar Técnica Pedagógica. 

A implantação do sistema SESI de ensino nas escolas da rede municipal foi anunciada no início do mês de fevereiro pelo Prefeito Lucas Pocay. “O sistema SESI permite a formação integral dos alunos por meio de uma proposta que prioriza o desenvolvimento de competências para ingresso nas universidades e no mercado de trabalho, mas que também contribui para desenvolver no estudante a capacidade de buscar soluções inovadoras para construção de uma sociedade melhor”, ressalta Lucas.

ESTRUTURA – Atualmente o SESI possui 162 escolas distribuídas em 112 municípios do Estado de São Paulo, com 90.531 estudantes matriculados, sendo 27.940 em regime integral. A parceria estabelecida com Ourinhos também existe em outros 23 municípios.

O SESI de Ourinhos oferece ainda uma estrutura esportiva e de recreação, com piscina, quadras, campo de futebol, ginásios, academia, entre outras atividades. De acordo com o projeto aprovado, existe a possibilidade de um convênio para que os estudantes da rede municipal também possam usufruir de tais benefícios.

DIDÁTICA – De acordo com a direção do SESI São Paulo, o material didático fornecido permite ao estudante desenvolver habilidades e competências por meio dos conteúdos curriculares, que lhe proporciona ser pesquisador e construtor de seu saber, transcendendo a mera memorização de conceitos. 

Ao educador, o sistema oportuniza ser autor de sua própria prática a partir de suas pesquisas e da ampliação das propostas que o material didático oferece. Na prática educativa do sistema SESI de ensino,  o professor propõe ações que desvelam os conhecimentos prévios dos alunos para tomar a decisão quanto à forma de organizar uma situação didática que efetivamente promova a aprendizagem.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.