segunda, 07 de outubro de 2024

Ginásio Municipal de Esportes : “Um monstro no meio do nada”

Publicado em 26 dez 2017 - 12:01:45

           

O Ginásio Municipal de Esporte, popularmente chamado de “Monstrinho” começou a ser construído em 1957 pelo prefeito José Maria Paschoalik a obra só foi possível por conta de um empréstimo junto a Caixa Econômica Federal. A Lei nº 347 de 21 de setembro de 1957 aprovada pela Câmara autorizou a prefeitura levantar os recursos para a obra.

O Ginásio ficou parcialmente pronto em 1958 em tempo para que Ourinhospudesse participar dos 9º Jogos da Alta Sorocabana realizado naquele ano. As arquibancadas não haviam sido rebocadas e ainda não havia proteção que separasse o público dos atletas na quadra. A conclusão da obra deu-se somente 4 anos depois em janeiro de 1963 durante a gestão do prefeito António Luiz Ferreira.

O apelido de “Monstrinho” surgiu pelo fato de que a corrente politica contraria ao prefeito José Maria Paschoalik, que hoje dá o nome oficial ao ginásio, via a obra como uma temeridade e criticava dizendo que era fora dos padrões da época. Os contrários a construção então espalharam pela cidade que aquele ginásio de esportes seria um monstro no meio do nada. O fato é que depois de pronto a população afeiçoou-se a grandiosa edificação de forma mais carinhosa e começou a se referir ao ginásio como “Monstrinho”.

• Nas 2 imagens juntas o Monstrinho no tempo em que um pequeno açude foi formado com água das nascentes existentes no local que que deram origem ao córrego do Jacuzinho que corta Jd. Matilde.

• Foto aérea dos anos 60 mostrando o entorno do ginásio parcialmente habitado já com o campo de futebol,pista de atletismo , piscina ao lado das instalações do Tiro de Guerra.

Texto: José Luiz Martins

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.