quinta, 12 de setembro de 2024
Publicado em 08 abr 2015 - 11:15:48
Da redação
O Projeto Guri, programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza apresentação inédita e gratuita de seu Grupo de Referência de Percussão, da cidade de Ourinhos.
Ao lado do renomado percussionista espanhol Ignacio Bori García, os integrantes do Guri se apresentam no Teatro Municipal Miguel Cury, dia 10 de abril, às 20h, em Ourinhos.
Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado de aprendizado e artistas convidados –, o músico realizará uma série de ensaios prévios com os alunos, promovendo um importante encontro artístico-pedagógico. A apresentação final é resultado desta semana inteira de convivência.
Com uma vasta experiência em percussão sinfônica, Ignacio dividirá seus conhecimentos e técnicas com os guris. Além disso, o encontro do Grupo de Referência do Guri (patrocinado pelas empresas Capitale Energia e Catho) com o artista promoverá uma apresentação diferente e rica do ponto de vista artístico musical.
No repertório, o público poderá conferir trechos de importantes obras sinfônicas e peças de percussão espanholas, que transitam pelo universo erudito, como: “Duende”, de Inãki Martin, “Capriccio Espagnol”, de Nikolai Rimsky-Korsakov, e “Danza Bohemia”, de Georges Bizet.
Grupo de Referência do Projeto Guri de Ourinhos – Grupo de Referência de Ourinhos é um conjunto de percussão, formado por 12 músicos (alunos) do Projeto Guri.
Dirigidos pelo músico e educador Aguinaldo Burgo Junior, interpretam peças que transitam entre o universo erudito e popular, explorando a grande diversidade da percussão, com instrumentos como pandeiro, caixa, congas, surdos, pratos e teclados. Dentre as apresentações do grupo, destaque para o concerto com o músico argentino Santiago Vazquez, em Ourinhos, em 2013.
O artista convidado Ignacio Bori García – Graduado e pós-graduado em percussão pela Escola Superior de Música da Catalunya (Barcelona), integrou as principais orquestras jovens da Espanha. Vem atuando profissionalmente em orquestras como Orquestra Sinfônica de Barcelona, Sinfônica de Bilbao, Orquestra Nacional da Catalunya, Sinfônica de Vallés e também na Banda Municipal de Barcelona e Banda Municipal de Valencia, sob regência de consagrados como Neville Marriner, Gunter Neuhold, Josep Pons, Jose Luis López Cobos, entre outros. Desde 2011 vem ministrando aulas de percussão na Comunidad Autónoma de Aragón, Conservatório de Zaragoza e Conservatório de Monzón.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.