sábado, 20 de abril de 2024

Grupo se mobiliza para limpar Paredão neste sábado (21)

Da redação

O Coletivo Panemãos está convocando a população ourinhense para uma limpeza às margens do rio Paranapanema, no ponto conhecido como Paredão, na manhã deste sábado, 21.
A ação, que está marcada para começar às 8h30 da manhã, prevê o recolhimento de lixo na entrada de acesso ao rio e também no perímetro que as pessoas usam para acessar a água.

O local, conhecido como Paredão, fica no final da estrada da Cespe (ou estrada do Ferro Velho Cruzeiro) e é usado há anos por muitas pessoas que usam o rio para se refrescar. Porém, com a ação dos frequentadores, o lixo está acumulado tanto nas margens, como dentro da água.

“Muitas pessoas vão até o Paredão para se banhar. Grupos de amigos, famílias fazem churrasco, levam bebidas. No entanto, muitas pessoas não têm consciência ambiental e acabam deixando o lixo pelo caminho ou o recolhem, mas o depositam na entrada. Como naquele local não há uma coleta, o lixo vai se acumulando. Estamos fazendo esta ação primeiramente para retirar o material que já está lá e também para conscientizar a população que frequenta o Paredão sobre a necessidade de recolher o seu lixo e levá-lo até o local correto”, explicou Natália Eloy, uma das integrantes do Panemãos.

Para a ação de limpeza, o coletivo está convocando a população. “A ideia de limpar o Paredão foi divulgada nas redes sociais e acabou gerando a mobilização de muitas pessoas que frequentam o lugar e querem protegê-lo. Por isso, estamos convocando quem queira colaborar com o coletivo e com a ação para ir até o Paredão no sábado para nos ajudar nesta missão”.

O Panemãos, em parceria com a população, já produziu algumas placas que devem ser colocadas no decorrer do Paredão para alertar sobre a necessidade do descarte do lixo no local correto. “O Paranapanema é um rio maravilhoso e precisamos ter a consciência de que se não o preservamos, não teremos mais o rio com toda a beleza e exuberância que conhecemos. Mas, para além da conscientização ambiental, temos que lembrar que ele é um dos poucos locais de lazer para muita gente. Temos que mantê-lo limpo para que todos nós continuemos a usufruir do local”, ressaltou.

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está dando apoio para o evento. Dois caminhões serão disponibilizados no local e, depois do lixo ser separado pelos participantes, serão destinados aos locais corretos: o lixo orgânico seguirá diretamente para o transbordo, enquanto o lixo reciclável será enviado para a cooperativa.

Além disso, a Secretaria instalou um container no início da estrada da Cespe para que os frequentadores descartem seu lixo ali. “Como o caminhão de coleta não chega até o final da estrada de terra por onde as pessoas acessam o Paredão, teremos que contar com a ajuda de todos para que levem o lixo até o container, para que possamos recolhê-lo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Maurício Amorosini.

O Coletivo
O Panemãos – Mãos Unidas pelo Rio Paranapanema ( no Instagram @ panemaos) é um coletivo que foi criado a partir da ideia da limpeza do Paredão e reúne pessoas de diversas áreas em prol da preservação do Rio Paranapanema. A ideia do grupo é estender suas ações de limpeza e conscientização ambiental para outros pontos de acesso ao rio em Ourinhos.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.