terça, 17 de junho de 2025
Publicado em 21 fev 2018 - 06:29:29
Da redação
Estimativas apontam que anualmente 12 milhões de diagnósticos de câncer são feitos no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados no Brasil em torno de 600 mil novos casos por ano e a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que uma grande parte dos casos estão relacionados aos hábitos de vida.
No início do mês, no mundo todo ocorreram debates sobre a doença, já que 04 de fevereiro foi o Dia Mundial do Câncer. O médico radio-oncologista e Diretor Técnico da unidade de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos, Dr. Norberto de Souza Paes, confirmou a relação do câncer com os hábitos de vida e ressaltou a importância da alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
“A questão alimentar é importante, pois os hábitos saudáveis têm a tendência de prevenir o câncer. Pessoas com alimentação saudável, que não fumam e não bebem, a incidência da doença é menor”, explicou o médico.
Dr. Norberto ressaltou também o cuidado com a exposição ao sol, aos agrotóxicos e produtos químicos. “Estatisticamente, nos países tropicais como o Brasil, o câncer de pele não melanoma é o com maior incidência entre a população, depois temos o câncer de próstata, o de mama, tumor de intestino, tumor ginecológico, pulmão, entre outros”.
Dormir bem e evitar o stress também são medidas necessárias que ajudam a prevenir a doença. Sobre o aumento do número de casos de câncer, Dr. Norberto disse que é alarmante. “Tudo o que fazemos de bom para o corpo tem consequências diretas na melhora da imunidade e é altamente recomendável”.
(Fonte; @santacasadeourinhos)
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.