quinta, 22 de fevereiro de 2024

Higienização de ar condicionado residencial e automotivo: saiba o porquê é importante fazer

A chegada do verão é um ótimo sinal de que pode estar na hora de fazer a higienização do ar condicionado de sua casa ou de seu carro. Afinal, pelo menos uma vez ao ano devemos tomar este cuidado para evitar consequências e prejuízos mais graves no nosso bolso.

            Mas por onde começar? Você mesmo pode limpar o filtro do seu aparelho de ar condicionado? A resposta mais indicada é não. Existem empresas especializadas neste serviço que utilizam produtos de qualidade que visam não somente a conservação do aparelho, mas também nenhum prejuízo a saúde. É o que explica a proprietária da Kentfrio, Nadir sobrenome.

            “É importante conscientizar o cliente sobre fazer a higienização do ar condicionado da sua casa ou do seu carro utilizando produto específico com a ajuda de empresas credenciadas para que o serviço tenha garantia. Não é apenas limpar, mas sim aplicar o produto corretamente”, fala. Segundo ela, os riscos de não fazer a higienização são diversos, mas o principal está ligado a saúde.

            “O filtro do ar acumula sujeira e pode contribuir para o agravamento de doenças respiratórias”, pontua. Porém, fazer a higienização também está ligada a manutenção e conservação do aparelho de ar condicionado e deve ser feita de forma preventiva. “Como o ar-condicionado fica em ambiente fechado, está exposto ao acúmulo de poeira que pode obstruir os filtros, as turbinas e as serpentinas diminuindo a eficácia da máquina. A manutenção preventiva do ar-condicionado previne esses problemas. Além disso, o acúmulo de poeira diminui a vida útil do ar-condicionado, os aparelhos sem manutenção – independentemente de estarem sendo usados com frequência ou não, podem gerar enferrujamento e corrosão das peças”, avisa.

                O ideal, segundo Nadir, é fazer a higienização uma vez por ano e para o ar condicionado automotivo, a troca de filtros pelo menos uma vez a cada seis meses. “Quando o ar-condicionado está sujo, ele acaba forçando mais seu compressor para esfriar o ambiente e isso gera maior gastos de energia. A manutenção preventiva do ar-condicionado impede que você tenha gastos exorbitantes ao se deparar com um problema maior do que o esperado em seu aparelho. É melhor gastar menos com prevenção do que mais com um conserto”, conclui. A Kentfrio está localizada na rua do Expedicionário, 2227 e oferece serviço de venda, instalação, manutenção, higienização de ar condicionado residencial e automotivo. O telefone para contato da empresa é o (14) 3322-7009. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.