quinta, 12 de setembro de 2024
Publicado em 06 mar 2017 - 04:59:09
Hernani Corrêa
Dentro de 30 a 60 dias, o Hospital do Câncer de Ourinhos deverá receber sua homologação para atender pacientes através do Sistema Único de Saúde. Essa é a previsão para que trâmites burocráticos se desenrolem e consultas e procedimentos possam ser agendados pelo HCO, gratuitamente. A decisão do Ministério e a anuência da Secretaria de Estado da Saúde, que passou por intensa batalha política, já confirmaram essa conquista. “A questão agora é só papelada”, garante o deputado federal Capitão Augusto, protagonista dessa luta que dura mais de 2 anos.
Na prática, todas as pessoas com câncer moradoras em Ourinhos e cidades próximas terão aqui mesmo atendimento especializado, como quimioterapia, radioterapia e até cirurgias, informa o diretor clínico do HCO, o médico radioncologista, Norberto Paes. Esse atendimento já vem ocorrendo para pacientes particulares e conveniados desde o ano passado. Com o credenciamento SUS, anunciado pelo Capitão Augusto após despacho definitivo com o ministro da Saúde Ricardo Barros, esse atendimento se amplia para toda a população. Veja matéria nesta página.
A saga do Hospital do Câncer de Ourinhos teve início com o trabalho forte e determinado da diretoria e conselho deliberativo da Associação Santa Casa de Misericórdia, capitaneados pelo empresário Celso Zanuto, que há exatos 10 anos vem promovendo uma série de investimentos em qualidade de atendimento, instalações físicas, equipamentos e profissionais. No embalo dessas inovações é que vieram inúmeras conquistas de serviços de excelência, como agora o de oncologia.
O SUS tem suas mazelas, como o pagamento de valores defasados e sempre com atrasos, mas ainda é a única forma que viabiliza o atendimento público a todas as pessoas. Atualmente, cerca de 85% dos atendimentos da Santa Casa de Ourinhos são para pacientes SUS e apenas 15% para conveniados e particulares. Investir em serviços especializados, como o de oncologia, agrega valor ao Hospital e permite que ele se torne viável financeiramente.
No Hospital do Câncer, além da revitalização do antigo Hospital e Maternidade Dr. Monzillo, vários investimentos também foram realizados pela Santa Casa. Um deles foi a compra de uma máquina de radioterapia de última geração, com valor aproximado de R$ 5 milhões, operada por profissional físico nuclear que já atua no hospital desde o ano passado. O próprio local onde está instalada a radioterapia foi construído a partir de projeto especial, as paredes desse ambiente medem cerca de 2 metros de espessura.
Outros equipamentos estão na lista de metas do HCO, dois deles solicitados ao deputado federal Capitão Augusto, um tomógrafo CT Simulador e uma máquina para braqueoterapia, ambos apropriados para o tratamento do câncer. “Nossa meta é transformar Ourinhos em um centro tecnológico de tratamento do câncer a pacientes SUS e esses equipamentos de ponta, viabilizados com o apoio do nosso deputado, nos ajudarão em muito”, disse o médico radioncologista Norberto Paes.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.