terça, 23 de julho de 2024

Hospital Veterinário Bicho da Gente compara as diferenças entre a Idade dos pets e a idade do homem

Publicado em 19 abr 2018 - 10:44:37

           


Da redação

É de conhecimento das pessoas que cães e gatos envelhecem mais rápido que o ser humano, e para quem ama seus pets esta é uma triste realidade. Existe uma crença que os cães envelhecem sete anos para cada ano natural de uma pessoa. Esse modelo é incorreto, pois a determinação da idade certa do cão é algo mais complexa, pois varia de acordo com tamanho, raças e suas características fisiológicas.

Os cães de pequeno porte tendem a viver mais que os de grande porte, pois a degeneração de seus órgãos acontece mais tarde, exemplo: um cão pinscher com cerca de 2 a 3 kg chega facilmente aos 15 e 16 anos. Já um Dogue Alemão, grandalhão de cerca de 70 kg, chega poucas vezes há 12 anos. Aos 9 anos um Pequinês ou Poodle já são adultos, já um Mastiff é idoso.

Muito importante darmos a mãe boas rações, bons vermífugos, vacinas éticas e anuais e que ela esteja livre de ectoparasitas (carrapatos e pulgas), para que os filhotes possam nascer fortes, saudáveis e resistentes. Com cerca de 15 a 20 dias já começam a comer rações e devem tomar vermífugos. Os cães filhotes recebem a partir de 45 dias a primeira dose da vacina v10 e devem ser vacinados até o quinto ou sexto mês de vida e a partir dai anualmente.

O envelhecimento dos pets e a redução da sua capacidade não podem ser tratados como um problema e sim como parte da biologia deles. Os problemas que ocorrem com maior freqüência em animais idosos são: os cânceres, insuficiência renal, diabetes, cardiomiopatia, deficiências visuais; sendo a catarata uma das mais comuns, sinais de Alzheimer, doenças periodontais e gastropatias crônicas.

Eles necessitam de tratamento diferenciado, precisando seus donos ficarem atentos, pois o animal sênior sente dores articulares como qualquer pessoa idosa, necessitam de alimentos balanceados, gostam de rotina, móveis no mesmo lugar, horários e hábitos. Ficam mais pacatos e gostam de ambiente tranqüilo. No mercado existem rações e vitaminas específicas para essa fase da vida.

O Hospital Veterinário Bicho da Gente está de plantão 24 horas com seus cinco veterinários inclusive aos finais de semanas e feriados prontos para esclarecer as suas duvidas.

Segue na galeria a tabela da idade do envelhecimento do seu cão de porte pequeno, médio, grande e gigante:

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.