sexta, 01 de março de 2024

Inaugurado em Ourinhos a unidade do Sest Senat

Uma unidade ampla de espaço de aprendizagem e de atendimento da área da saúde

 

Juliana Neves

Na última terça-feira, 24, foi inaugurado em Ourinhos a unidade do Sest Senat (Serviço Social de Trânsito e Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte), com a presença de autoridades regionais e nacionais que proferiram seus discursos e realizaram uma visita técnica nas dependências do prédio.

A nova estrutura substitui a de Santa Cruz do Rio Pardo, que funcionava em um prédio cedido pelos proprietários do Posto Cruzadão. A partir de agora, em local próprio com cerca de 1.900m², será possível atender a grande demanda ourinhense e também de toda região.

Fachada do Sest Senat Ourinhos.

As novas instalações têm capacidade para 53 mil atendimentos ao ano, oferecendo serviços para qualificação profissional e de saúde na área nutricional, psicológica, fisioterapeuta e odontológica para os trabalhadores do transporte e seus dependentes. Inclusive os trabalhadores autônomos do ramo.

Simulador de carreta, caminhão e ônibus.

A estrutura predial é composta por uma sala de treinamento com um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus para acomodar 15 alunos, três salas de aulas para 24 alunos cada, e uma sala de treinamento de aulas à distância (EaD) para 18 alunos. Além dos espaços para os serviços de saúde com as especificidades e características de cada atendimento.

Autoridades reunidas antes da cerimônia de abertura.

A cerimônia de descerramento da placa de inauguração da unidade operacional do Sest Senat, teve a participação do prefeito Lucas Pocay, do presidente regional Mauro Artur Vander Costa o nacional, Nicole Goulart, diretora executiva e Gustavo Moreira, gestor operacional do prédio em Ourinhos.

Descerramento da placa.

Logo após, os presentes foram convidados a conhecer as salas de aulas, as clínicas de saúde e a sala do simulador que é composto por três monitores, com uma cadeira que proporciona movimentos semelhantes aos de um veículo de porte grande, como se estivesse dirigindo pela via pública.

Vander Costa, presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do Sest e Senat, diz que a redução de problemas psicológicos e alcoólicos com os trabalhadores de transporte, podem estar ligados a estrutura de alto nível de atendimento da saúde proporcionada pela empresa.

“É fato que existem problemas de alcoolismo e droga, mas não é fato que seja tão grave como noticiado em algumas pesquisas. Nós temos consciência de que alguns profissionais se envolvem com a parte química, porém cada vez mais há uma redução deste envolvimento. Já estamos com a lei do exame toxicológico e nas empresas de transportes que nós representamos, o índice de motoristas com carteira não renovadas ou reprovadas no exame é muito baixo. Não chega a um por cento”, explica o presidente.

Mauro Artur Herszkowicz, presidente do Conselho Regional de São Paulo e da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), afirma que a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo não está perdendo o Sest Senat e sim possui a oportunidade de se alinhar com Ourinhos.

“Nós optamos por escolher Ourinhos por ser uma cidade um pouco maior que nos oferece uma série de serviços que a unidade de Santa Cruz do Rio Pardo, enquanto localizada em um posto, era reduzida. Avaliamos que aqui seria o local ideal para que pudéssemos oferecer uma grande gama de serviços no que diz respeito ao treinamento do trabalhador e o atendimento na área da saúde”, sintetiza Herszkowicz.

Esquerda para a direita: Vander Costa e Mauro Artur Herszkowicz.

Para a instalação da unidade na cidade houve uma parceria com a Prefeitura Municipal, que o prefeito Lucas Pocay avalia de grande importância. “Significa um grande avanço na área de transporte, com um prédio de alto nível de estrutura, além de Ourinhos ser a pioneira do projeto de tecnologia DM. Vamos fazer todas as parcerias possíveis. A prefeitura sempre estará ao lado para poder contribuir com o desenvolvimento da cidade a partir desta inauguração”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.