quarta, 12 de junho de 2024

Inaugurado o serviço de Radioterapia em Ourinhos

Hernani Corrêa

A Associação Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos inaugurou na tarde de hoje, 24, o serviço de Radioterapia para toda a região. A partir de agora, inúmeros pacientes deixarão de viajar até Jaú ou outra cidade para continuar seu tratamento de câncer.

A moderna máquina foi instalada no Hospital de Especialidades Dr. Monzillo e atenderá convênios e particulares. A diretoria busca há muito tempo o credenciamento junto ao SUS – Sistema Único de Saúde, pois Ourinhos já atende pacientes que necessitam de Quimioterapia.

Celso Zanuto, presidente da Associação Santa Casa, afirmou que foi uma das obras mais difíceis que enfrentou para executar, tamanha a dificuldade e a burocracia. “

Também estiveram presentes na solenidade os Drs. Norberto de Souza Paes, que será responsável pelo setor e Batista de Oliveira Júnior, que juntamente com Zanuto, idealizaram e executaram o projeto.

“Há aproximadamente 10 anos atrás, eu e o Norberto achamos que deveríamos montar o serviço de Radioterapia em algum lugar e escolhemos Ourinhos, achei que estrategicamente era uma cidade importante. Fomos apresentados ao Celso Zanuto, nós três ficamos entusiasmados com a ideia e começamos a investir. Cinco anos depois, como trabalho em Jaú e Botucatu, achei que não tinha condições de mais um terceiro serviço. Falei então ao Norberto que continuasse e é isto que estamos vendo agora, este equipamento bonito e de última geração. O serviço de Radioterapia de Ourinhos não vai perder para nenhuma outra cidade em tecnologia, fora o paciente que não terá que viajar mais 160 km, sair 2 hs da madrugada, ficar no desconforto, isto não vai acontecer mais”, afirmou Dr. Batista.

Capitão Augusto Rosa, deputado federal destacou a dificuldade de liberação dos equipamentos junto ao CNEN – Conselho Nacional de Energia Nuclear. E assegurou que vai cobrar o ano inteiro do Ministério da Saúde o credenciamento de Ourinhos junto ao SUS.

A prefeita municipal Belkis Fernandes afirmou que o fato será um divisor de águas na história da cidade. A sra. Maria Vilas Boas Braga, paciente que faz tratamento de câncer, comemorou emocionada por não ter mais que viajar tão longe.

A solenidade ainda contou com a presença de outras autoridades representando diversos seguimentos da sociedade ourinhense.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.