quarta, 17 de abril de 2024

Incêndio atinge plantação de cana e destrói barracão da Prefeitura em Santa Cruz do Rio Pardo

A situação tornou-se tão crítica que a Defesa Civil chegou a pedir aos moradores de chácaras mais próximas que deixassem suas casas devido à densa fumaça

 

Da redação

 

Na noite da última quarta-feira (13), um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, no estado de São Paulo. As chamas consumiram pelo menos 600 hectares de uma vasta plantação de cana-de-açúcar, causando prejuízos estimados em cerca de R$ 300 mil.

O fogo, que começou durante a tarde, se alastrou rapidamente devido aos fortes ventos na região naquele momento. Essas características meteorológicas, aliadas à vegetação seca, contribuíram para que as chamas se alastrassem de forma avassaladora. O incêndio só foi controlado por volta das 22 horas, após intensos esforços conjuntos do Corpo de Bombeiros, equipes da prefeitura e colaboradores das usinas locais.

Além da destruição da plantação de cana, o incêndio também atingiu um barracão utilizado para o tratamento de transbordo da prefeitura, causando sérios danos à infraestrutura municipal. Uma máquina de maturação e uma trituradora de galhos foram igualmente consumidas pelo fogo, aumentando ainda mais o prejuízo.

A situação tornou-se tão crítica que a Defesa Civil, devido à densa fumaça que se espalhava pela região, orientou os moradores de chácaras próximos a evacuarem suas propriedades como medida preventiva.

Felizmente, apesar da magnitude do incêndio, não foram registrados feridos, e a rede elétrica local ficou intacta. O fato de o incêndio ter se aproximado da área urbana de Santa Cruz do Rio Pardo gerou grande apreensão, mas graças à ação rápida e à coordenação dos bombeiros e equipes de emergência, uma tragédia maior foi evitada.

(Com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil)

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.