segunda, 27 de maio de 2024

Inscrições para o Vestibular da UENP terminam nesta quinta-feira, 17/2

Universitários de Ourinhos já podem contar com subsídio para transporte. Projeto foi votado e aprovado na Câmara

 

Da redação

 

As inscrições para o Vestibular 2022 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) terminam nesta quinta-feira, 17 de fevereiro. Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site vestibular.uenp.edu.br. A prova será realizada no dia 03 de abril nas cidades onde estão situados os campus da Universidade (Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho). A taxa de inscrição é de R$150,00.

Neste ano, serão ofertadas 1083 vagas para ingresso nos 27 cursos de graduação da Universidade. Do total, 55% são vagas universais, 45% das vagas para alunos cotistas, sendo 20% delas para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas (cotas sociais), 20% para autodeclarados negros e que também tenham cursado todo o ensino médio em escola pública (cotas sociorraciais) e 5% para pessoa com deficiência (cotas PcD).

O coordenador do Processo Seletivo, Pedro Henrique Carnevallli Fernandes, acentua que o Vestibular UENP 2022 se trata de um processo para ingresso nos cursos de graduação, de maneira presencial, ano letivo de 2022. “A previsão é que as aulas para os ingressantes do Vestibular 2022 tenham início, presencialmente, já em junho deste ano. O calendário, entretanto, ainda será aprovado pela Universidade”, pontua.

 

Vagas 

O Campus de Bandeirantes oferta os cursos de Agronomia (40), Ciência da Computação (24), Ciências Biológicas – licenciatura ou bacharelado (40), Computação (20), Enfermagem (22) e Medicina Veterinária (40).

Em Cornélio Procópio, a UENP abre vagas para os cursos de Administração (80), Ciências Biológicas (20), Ciências Contábeis (80), Ciências Econômicas (20), Geografia (30), Letras – Português/Inglês (32), Matemática (35) e Pedagogia (28 vespertinos e 32 noturnos).

No Campus de Jacarezinho, os cursos são de Ciências Biológicas (32), Direito (63), Educação Física – bacharelado (36) e licenciatura (36), Filosofia (45), Fisioterapia (36), História – vespertino (32) e noturno (32), Letras – Português/Espanhol (32), Letras – Português/Inglês (32), Matemática (40), Odontologia (36) e Pedagogia – vespertino (44) e noturno (44).

 

Prova

A Coordenadoria de Processos Seletivos da UENP informa que os candidatos receberão uma prova com 60 questões objetivas, sendo seis de cada área: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol); História; Geografia; Sociologia; Filosofia; Matemática; Física, Química e Biologia. Além disso, deverão elaborar uma redação. As provas terão início às 13h30, horário de Brasília (DF), com duração de até cinco horas. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no site da Universidade.

 

Pandemia

Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, as provas são realizadas em um único dia. Considerando o cenário epidemiológico, a aplicação da prova será realizada conforme os protocolos internos de biossegurança da UENP vigentes na época de realização do processo seletivo, sendo divulgados em edital específico formulado de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

“É importante reforçar que a realização do Vestibular UENP 2022 seguirá todos os protocolos de biossegurança, assim como ocorreu no ano passado”, disse o coordenador do processo seletivo.

 

Cronograma

Inscrições: até 17 de fevereiro de 2022
Site: vestibular.uenp.edu.br
Taxa: pagamento até 18/02 – R$150,00
Prova: 03 de abril de 2022
Resultado Final: até 06 de maio de 2022

 

Subsídio para transporte – Alunos de Ourinhos já podem contar com subsídio para os gastos com o transporte para este ano. O projeto 09/2022 foi votado e aprovado na Câmara Municipal, em Sessão Ordinária da última segunda-feira, 14/2.

O benefício é voltado a estudantes de curso superior ou profissionalizante, moradores de Ourinhos, de baixa renda ou com renda máxima per capta de meio salário mínimo (60%de subsídio) ou renda familiar de até 3 salários mínimos (40% de subsídio). Somente alunos de extrema pobreza poderão receber custeio de 100%.

O estudante de curso superior deve estar cursando sua primeira graduação, e morar na cidade por pelo menos dois anos, além de utilizar o transporte para se deslocar para instituição de ensino em outro município.

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.