domingo, 21 de julho de 2024

Inverno começa com temperaturas altas e tempo seco na região de Ourinhos

Publicado em 20 jun 2024 - 14:08:08

           

INMET / Estação Meteorológica Tempo Ourinhos alertam para umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%”

 

Da redação

 

O inverno começa às 17h51 da tarde desta quinta-feira, 20/6, com temperaturas mais altas, além do normal. A estação mais fria do ano chega em Ourinhos com temperaturas mínimas de 16º e máxima de 32º pelo menos até a próxima sexta-feira, 23 de junho de 2024,  afirma a Estação Meteorológica Tempo Ourinhos.

 

 

Previsão do Instituto de Pesquisa Meteorológicas da Unesp de Bauru (Ipmet), mostra que o inverno no centro-oeste paulista não apresentará grandes quedas de temperatura e será marcado pelos períodos de estiagem.

“O nosso inverno não é caracterizado por quedas de temperatura significativas e sim pela estiagem, a baixa umidade e ele deve manter essas características”, explica o meteorologista do Ipmet, Thiago Guerreiro Ferreira, em entrevista ao G1.

Ainda segundo os meteorologistas, não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois. Há uma tendência para mais dias com temperaturas mais elevadas que o normal, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação.

“Os dias de inverno devem se manter como o que já estamos vivendo, manhãs mais frias e a temperatura aumentando ao longo do dia. Salvo alguns eventos, como a entrada de uma massa de ar frio. Isso deve ocorrer de três a quatro vezes durante a estação e pode ocorrer uma queda significativa da temperatura que deve durar uns três dias”, completa Thiago.

“A redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano acontece devido à persistência de massas de ar seco, que ocasionam a diminuição da umidade relativa do ar, o que consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias”, destaca a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ainda segundo o Inmet, em Ourinhos e região a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, fazendo necessário maiores cuidados pessoais, com maior hidratação nesse período mais seco.

A última chuva que caiu em Ourinhos em 27 de maio, e estamos próximo a atingir 30 dias sem chuvas. Os modelos meteorológicos (ICON/ECMWF/GFS) não indicam chuvas até o dia 29 de Junho pelo menos na região.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.