terça, 18 de junho de 2024

Já estão abertas as inscrições para o Enem 2017

Da redação

A Secretaria de Estado da Educação informa que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram na terça-feira (08) e vão até 19 de maio, exclusivamente pela internet, na página enem.inep.gov.br/participante.

O interessado deve informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade, além de um endereço de e-mail para receber avisos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame.

A taxa de inscrição este ano foi reajustada para R$ 82,00 e pode ser paga apenas no Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples). Durante a inscrição, você terá a opção de imprimir a GRU, que é praticamente um boleto, e levá-la até o banco para pagamento até o dia 24 de maio, mas não deixe o pagamento para última hora!

Estão isentos automaticamente alunos matriculados em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais), que estejam cursando o último ano do ensino médio (concluintes).

Também é possível conseguir isenção mediante declaração de carência no ato da inscrição (a declaração deve ser aprovada pelo Inep).

Até às 11h do primeiro dia de inscrição, 29.783 pessoas já haviam feito a inscrição para o exame. A maioria dos candidatos são do sexo feminino, somando 17.670, e os demais 12.113, do sexo masculino. As expectativas são que, até o fim do processo, dia 19 de maio, 7,5 milhões de pessoas tenham se inscrito para fazer as provas dos dias 5 e 12 de novembro. As informações são das pesquisas do Inep.

Já no primeiro dia, alguns candidatos reclamaram do sistema falho do site nas redes sociais. Alguns relatos mostraram uma plataforma instável. Outr5so conseguiram facilmente pelo celular. Caso você tenha dificuldade em acessar o site para realizar a inscrição, o Inep está recebendo ligações pelo telefone 0800 616161, das 8h às 20h, no horário de Brasília.

Se você já se inscreveu, mas quer alterar alguma informação de cadastro, isso só é possível até o final do período de inscrição. Após o dia 19 de maio, todos os dados informados serão definitivos e o Inep não se responsabilizará por informações incorretas, erros de digitação ou falhas de computador. Por isso, faça sua inscrição com calma e atenção!

Conteúdo – O exame será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, ao contrário de anos anteriores, quando era realizado em apenas um fim de semana. No primeiro dia os participantes terão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e a redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo domingo serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Cada prova possui 45 questões de múltipla escolha. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado por programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A partir deste ano, o Enem não pode mais ser utilizado para certificação do ensino médio, para participantes que ainda não haviam concluído essa etapa de sua educação.

Isenção – Pode solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 os seguintes casos:

– Candidatos provenientes de família com renda per capita de até um e meio salário mínimo e que estudaram em escola pública durante todo o ensino médio, ou com bolsa integral em escola particular durante o ensino médio, segundo a Lei 12.799/2013;

– Candidatos cadastrados regularmente no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais, podem inserir seu Número de Identificação Social (NIS) no sistema de inscrição do Enem para solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, caso sejam de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos;

Candidatos provenientes de família com renda per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Essa declaração deve ser feita no ato da inscrição com o preenchimento de formulário específico. Cabe ao candidato acompanhar, durante o período de inscrição e pelo sistema, se o seu pedido de isenção foi aceito.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.