domingo, 14 de abril de 2024

Jacaré volta a aparecer em lago do Parque Centenário de Ourinhos e preocupa munícipes

Prefeito anuncia que a gestão está tomando as medidas junto aos órgãos adequados para dar mais segurança ao animal e à população

 

Marcília Estefani

 

No domingo, 15/1, a presença do jacaré, morador do lago do Parque do Centenário “Doutor Odayr Alves da Silva”, em Ourinhos/SP, voltou a ser registrada por visitantes que frequentam o local. As imagens mais uma vez viralizaram e o assunto rendeu bons debates durante a semana.

As imagens que circularam pelas redes sociais mostram o réptil nadando e também na margem. Apesar de não ser a primeira aparição do animal, a população volta a demonstrar preocupação acerca de possíveis ataques, mas o poder público municipal garante que não há riscos.

Segundo relatos de frequentadores do lago que costumam pescar no local fazer caminhadas ou aproveitar dos aparelhos de ginástica e dos pedalinhos, patos que vivem no local têm desaparecido e há suspeitas de que o jacaré esteja se alimentando das aves.

Em 2019, um jacaré, que aparentava ser filhote devido ao tamanho, chegou a ser fisgado por um homem que pescava no local. O ato foi filmado e viralizou nas redes sociais.

Em julho de 2022 a prefeitura de Ourinhos anunciou melhorias no atrativo turístico, inclusive com a instalação de uma estátua de jacaré em menção ao animal.

POLÊMICA – O assunto despertou ainda durante toda a semana, uma polêmica, pois algumas pessoas acreditam que o animal deve ser retirado dali, pois causa risco aos frequentadores, principalmente às crianças, já outras pensam que ele não apresenta perigo, ‘basta que não mexam com ele’, ressalta um internauta. Outros ainda levantaram a possibilidade de haver mais de um jacaré no lago.

Segundo o Tenente Leonardo Lopes, da Polícia Ambiental de Ourinhos, o animal está em seu habitat e para a remoção do jacaré deste lago seria necessária uma ação planejada entre o Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros, um veterinário, além da união de esforços com a prefeitura.

O prefeito Lucas Pocay anunciou em suas redes sociais na tarde da quinta-feira, 19, que a administração pública também recebeu muitas mensagens durante a semana sobre o assunto e que está conversando com todos os órgãos competentes para programar uma ação para retirar o jacaré do lago e levá-lo para um local adequado para o seu desenvolvimento natural.

 

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.