sexta, 21 de junho de 2024

Jessé Ribeiro e Cícero de Pais estão nas finais de dois importantes eventos do humor gráfico brasileiro

Da redação

O cartunista, ilustrador e designer gráfico Jessé Ribeiro e o escritor, artista plástico e poeta Cícero de Pais,  grandes expoentes culturais de Ourinhos, ganhadores de inúmeros prêmios pelo Brasil e exterior, mais uma vez, levam o nome da cidade a se destacar no cenário cultural do país. Em Marília, 25 de setembro, aconteceu a seleção da fase regional do Mapa Cultural Paulista 2015/16 na expressão Artes Visuais.  Os dois ourinhenses foram premiados com a primeira colocação em Desenho de Humor, com as obras “Blackout” (Cícero) e “Políticos” (Jessé) seguidos por Fagner Roberto S. da Silva, de Garça, agraciado com Menção Honrosa com “Mantenha Distância”.  Em 2016, os artistas selecionados em Marília irão a São Paulo para a etapa estadual do MCP. Na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, foi domingo, 27 de setembro, a seleção dos trabalhos para a exposição “Aguaí”, com temática sobre a água.  De nível internacional, Jessé  Ribeiro, assíduo participante de vários salões de humor no Brasil e exterior, foi classificado ao lado de renomados cartunistas do mundo todo.

Mapa Cultural Paulista – Esta é a terceira vez que Jessé se inscreve (foi selecionado para a final em todas as suas participações) neste que é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo.  Referência nacional, o MCP proporciona incentivo a circulação de artistas pelo interior do estado. Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas no projeto. Em 2014, Jessé foi premiado junto com mais quatro cartunistas como os cinco melhores de São Paulo, na categoria Desenho de Humor, com o cartum “Fome”, recebeu premiação em dinheiro, troféu e seu trabalho está circulando pelo estado em exposição itinerante junto com os outros selecionados para a fase estadual.  Cícero de País sempre esteve no MCP, já foi selecionado em praticamente todas as expressões. Artista de múltiplos talentos, este ano, se inscreveu pelo município de Canitar por conta de desenvolver atividades culturais naquela cidade.   Cícero, figura emblemática no meio cultural ourinhense, além do desenho de humor, representa a região também na categoria Literatura com a crônica “A última crônica”.  Com perfeito domínio do idioma português, ele navega com maestria por crônicas e poesias. Ainda na categoria Literatura, o estreante e também ourinhense Eduardo Gonçalves Dias foi selecionado com a poesia “Dramalhões”. 

1º Salão Veredas de Humor Gráfico em Sete Lagoas/MG – Jessé Ribeiro, cartunista ganhador de prêmios internacionais e nacionais, já foi selecionado para exposição em 36 salões de humor na Europa e Oriente Médio (Portugal, França, Itália, Bélgica, Sérvia, Romênia, Macedônia, Síria, Turquia e Irã) e 12 salões no Brasil em vários estados (Piauí, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul).  O artista que, em 2015, ilustrou pelo quarto ano seguido  o Festival de Teatro Mulatka, na Polônia, está classificado para o salão mineiro que começa em grande estilo com participação de importantes cartunistas de vários países, sendo considerado internacional em sua primeira edição.  A partir da necessidade de buscar um diálogo que valorizasse a vocação de Sete Lagoas para o turismo foi criado este evento que conta com variadas atividades ao ar livre envolvendo artistas e comunidade, diversas oficinas relacionadas à arte humorística ilustrada – desde a produção de gifs (imagens animadas) para a internet até a elaboração de tirinhas e quadrinhos – além de um concurso com premiações para charges, cartuns e caricaturas de artistas profissionais e amadores.  

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.