sexta, 21 de junho de 2024

Kiko Quagliato recebe título de cidadão ourinhense em cerimônia emocionante

Hernani Corrêa

A Câmara Municipal de Ourinhos outorgou em sessão solene ao empresário Francisco Eroides Quagliato Filho (Kiko Quagliato) o título de Cidadão Ourinhense. A cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira, 21/08, e o projeto foi indicação de todos os vereadores.

O radialista Edu Balla foi o mestre de cerimônia em noite que contou com a presença de ministro, senador, deputados federais e estaduais, além de diversas autoridades e familiares do empresário. Logo após a cerimônia os convidados foram recepcionados pelo homenageado em jantar no Salão de festas Lelui Hall.

Após a acolhida aos presentes, feita pelo presidente da Câmara José Roberto Tasca, Kiko Quagliato recebeu o título e em seguida, flores de sua família. Na sequência, a biografia e a justificativa do título do mais novo filho de Ourinhos foi lida. 

Entre os diversos trabalhos sociais desenvolvidos por Kiko Quagliato, destaca-se a Escolinha de Futebol “Chuteirinha de Ouro” com 300 crianças em Ourinhos, na qual contribui 100% para a manutenção da mesma. Recentemente levou todos os atletas ao Mc Donalds e cerca de 95% deles jamais tinham saboreado o famoso lanche.

Discurso emocionante de Vadinho – O vereador Edvaldo Lúcio Abel (Vadinho) foi o orador oficial e lembrou do apoio que tem recebido de Kiko desde o primeiro de sete mandatos como vereador. “Eu não sabia fazer uso da palavra, nem muito bem o que era um partido e ele me ajudou muito em reuniões dentro de sua caminhonete”, disse.

Depois lembrou da “Vó Rosa”, Chicão e Fátima Quagliato, pais de Kiko, e de belas passagens nas quais teve a oportunidade de conviver com todos. Ao final, leu um bilhete deixado pelo seu pai, meses antes de sua morte, pois não tinha conseguido gravar e havia pedido para que anotasse: “Fala pro Kiko que eu tô muito contente por ele estar recebendo esse título, que tenho muito orgulho dele e que ele é merecedor de tudo isso e muito mais. Que ele vai longe, que ele ainda vai ser como o pai (Tio Chico). Continue fazendo, trabalhando da forma como você está com essas crianças”. 

Em seguida, um vídeo da Escolinha de Futebol “Chuteirinha de Ouro”, produzido pelo seu professor, Nilton Batista Ângelo, foi exibido em homenagem e agradecimento a Kiko pelos mais de 15 anos de dedicação, carinho e lealdade às crianças e suas famílias.

Vadinho finalizou dizendo: “Dr. Kiko, eu converso com Deus, não sou nada sem Ele e precisava falar de meu pai. Tenho certeza que estas pessoas que citei estão no céu e de sentadas, estão se levantando nesse momento: Vó Rosa, Dna. Fátima, sr. Chico, sr. Fernando, Tio Bruno e meu pai. Eles estão aplaudindo em pé, parabéns por tudo o que tem feito por tanta gente e por mim também”.

Palavras dos oradores – O deputado federal Walter Ihoshi disse que “o senhor já há muito tempo é cidadão, tudo aquilo que o senhor faz como líder empresarial ou social, repercute em toda essa região”. E lembrou uma fala do Sr. Chico: “cuida do japonesinho”.

Mauro Bragato, deputado estadual afirmou que: “Não vou dizer que você Kiko, tem futuro político pois não sei se é esta a sua vontade, mas mostra na expressão o comando social e econômico que exerce na vida do município”.

O deputado federal Capitão Augusto Rosa enalteceu o tempo precioso que o rico empresário se dedica às causas sociais e citou Madre Tereza de Calcutá em um de seus testemunhos onde afirmou que não fazia nada por dinheiro e somente por amor. “Você é gente que faz”.

Ricardo Madalena, deputado estadual, lembrou o tempo em que estudou com Kiko Quagliato e o Del Rey conversível que desfilavam pela cidade quando ainda jovens.

O Senador Ronaldo Caiado enalteceu o empreendedorismo de toda a família Quagliato, diferente de outras, não abandonou suas origens, lembrou o grande apoio político que teve de “Chicão” em Goiás quando ainda era deputado e citou grandes trabalhos sociais que o empresário desenvolve também naquele estado. “Kiko, você herdou a alegria que seu pai sempre espalhou por onde passou e o coração enorme que ele tinha. Você terá com certeza, esse título também em nosso Estado”. 

Gilberto Kassab, ministro das cidades, se sentiu privilegiado por ser um amigo, estar presente e valorizou o grande número de importantes autoridades no evento: “Você não tem só vocação, tem amor ao próximo, por isso é merecedor desta homenagem”.

A prefeita de Ourinhos, Belkis Fernandes, lembrou “Chicão Quagliato” que levou o nome de Ourinhos nacionalmente através do basquete. Belkis definiu Kiko como uma pessoa simples, discreta, que foge dos holofotes e muitas vezes não é visto, como na ocasião em que ajudou muito na realização da primeira FAPI pelo GFAPI. “Não reconheci quando vi ele com barro dos pés à cabeça e quando não se aparece é porque é feito realmente de coração”.

Agradecimento do homenageado – Nervoso e profundamente emocionado, Kiko Quagliato lembrou os títulos também recebidos por seu pai e por seu tio Roque há nove anos. “Que responsabilidade e que orgulho em dobro, isto me envaidece pois demostra que estou trilhando na mesma direção e no mesmo caminho correto. A jornada é árdua, mas com dinamismo e determinação, o futuro será brilhante e acredito que seja. Essa honraria só vem abonar o que já sou de fato, um cidadão ourinhense. Hoje, sou de fato e de direito, pois em minhas andanças por este país, quando me perguntam, digo que sou de Ourinhos com muito orgulho”.

Exclusivo – Ao final da cerimônia, Kiko Quagliato, em sua primeira e exclusiva entrevista à reportagem, disse que achou que não conseguiria falar por causa da emoção. “O coração bate muito mais forte nessas horas, os oradores são todos profissionais de palanque, disseram palavras muito bonitas sobre meu passado, meu pai e isto me emocionou muito, estou muito orgulhoso”.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.