sábado, 22 de junho de 2024

Lançamento de livro de Stella Caymmi e show de Andrea dos Guimarães acontecem nesta terça-feira no Teatro

Da redação

O quarto dia do 15º Festival de Música de Ourinhos, terça-feira, 21, estará repleto de atrações no Teatro Municipal Miguel Cury.   Às 19h30, acontecerá o lançamento de livros sobre Dorival Caymmi precedido de bate papo com a autora Stella Caymmi, filha da cantora Nana Caymmi e neta de Dorival Caymmi. Após o evento, Stella autografará seus livros no hall do Teatro.

A escritora e biógrafa do avô foi convidada a vir a Ourinhos pelo secretário municipal de Cultura, Fernando Cavezale, por conta da homenagem que o FMO prestará nesta edição especial de 15 anos à família Caymmi. 

“Além de músicos e cantores da família, como Danilo e Juliana Caymmi, a presença da professora e escritora Stella nos permitirá mergulhar um pouco mais na obra de Dorival Caymmi”, justifica o secretário.

Stella é formada em Jornalismo pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atualmente, é professora da PUC, onde também faz pós-doutorado. 

Especializada em Música Popular Brasileira, Rádio e Dorival Caymmi, Stella escreveu três livros em que a obra de seu avô materno foi o fio condutor: “Dorival Caymmi: o mar e o tempo” (Editora 34, 2001, indicado ao Prêmio Jabuti de Melhor Biografia), “Caymmi e a Bossa Nova” (Ibis Libris, 2008) e “O que é que a baiana tem? Dorival Caymmi na era do rádio” (Civilização Brasileira, 2013).

Stella Caymmi nasceu em Caracas, Venezuela, e vive no Rio de Janeiro desde os 3 anos de idade. Além de professora, Stella tem atuado na área cultural como assessora de imprensa, pesquisadora, redatora e editora, com artigos publicados em diversas revistas nacionais. Escreveu perfis biográficos para songbooks de vários músicos brasileiros e participou da produção de shows da família Caymmi no Brasil e no exterior.

Show Andrea dos Guimãres – Em seguida, às 21h, a cantora Andrea dos Guimarães, professora de canto do 15º FMO, apresentará seu show “Desvelo”, que inclui músicas de Dorival Caymmi, entre elas “Suíte dos Pescadores”.

Desvelo é um álbum de Andrea que transita entre a música popular e erudita e o jazz contemporâneo e traz músicas próprias, além de composições de Chico Buarque, Björk e Dorival Caymmi.

É uma estreia solitária por opção, como ela diz: “Foi a maneira que encontrei de me mostrar como artista solo. Sempre trabalhei com grupos e essa vontade de cantar e me acompanhar apenas ao piano, terminou prevalecendo. Ao integrar o canto e o instrumento, consigo expressar melhor o que quero dizer”.

A única participação ‘afetiva’ no álbum é de Alcides Nunes, pai de Andrea, que dividiu os vocais de Meus tempos de criança (Ataulfo Alves).Além de gravar músicas dos autores citados, o álbum propõe um entrelaçamento entre canções de Tião Carreiro, Edu Lobo, Luiz Gonzaga e Chico Buarque, por exemplo. 

Andrea nasceu em Tupaciguara (Minas Gerais) e está radicada no estado de São Paulo desde 1997. Iniciou os estudos de piano clássico ainda criança, com sua mãe Vera Lúcia dos Guimarães Alvim e Nunes, que é professora. Tem Mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Há 13 anos integra o grupo Conversa Ribeira, ao lado de Daniel Muller (piano e acordeon) e João Paulo Amaral (viola caipira), com o qual tem dois discos gravados e representou o Brasil em festivais no México e Portugal.

Foi também componente do Garimpo Quarteto (de 2007 a 2013), grupo de música instrumental com voz, com o qual também tem um CD. É professora de música do Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí/SP), da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim (S. Paulo), da Faculdade Souza Lima (S. Paulo) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.