quarta, 17 de julho de 2024

Liga Ourinhense irá realizar Campeonato Regional de Futebol Amador

Publicado em 03 jul 2015 - 01:17:06

           

José Luiz Martins

Com uma diretoria nomeada em caráter temporário em abril deste ano, a Liga Ourinhense de Futebol (LOF) anunciou em maio que iria realizar o Campeonato Amador de Futebol em 2015. Após convocação pública em junho, direcionada às equipes interessadas em participar, o campeonato foi cancelado com a notícia de que o evento não se realizaria devido a falta de equipes inscritas. Edson Penezi (Edinho) escolhido provisoriamente como presidente da Liga disse a reportagem que a realização do campeonato varzeano promovido pela SEMESPOR acabou por esvaziar o intento de um certame amador este ano. Conforme Penezi, a ideia de reativar o futebol amador na cidade permaneceu com a alternativa de um campeonato regional que está em fase final de organização pela LOF ainda para 2015. 

O futebol amador em Ourinhos tem décadas de história com períodos de muita efervescência e visibilidade principalmente entre os anos 60 e 80. A cidade se movimentava, com clubes, atletas, torcedores, moradores dos bairros que deram origem a vários times fomentando o futebol e girando setores da economia local ligada ao esporte. A partir do final dos anos 90 iniciou-se um período de maior arrefecimento da atividade futebolística, o declínio total ocorreu em 2014 com a não realização do campeonato, ocasião em que ex boleiro Nilmar Sackis comandava a Secretaria Municipal de Esportes.

Assim interrompeu-se a tradição dos certames amadores, competição que invariavelmente, em todos os anos em que foi realizada sempre contava com estrutura e incentivo patrocinados tanto pela prefeitura quanto a iniciativa privada. Em fevereiro deste ano Sackis foi substituído pelo Professor de Educação Física Evaldo Pereira, quando de sua posse, o novo secretário disse que o retorno do campeonato amador era uma de suas metas, declarou-se sabedor do que deveria ser feito para o seu incremento. No entanto uma parceria que se desenhou entre os atuais membros da Liga Ourinhense de Futebol e a Secretaria de Esportes ainda não se concretizou na iniciativa do retorno do campeonato.  

Segundo Edson Penezi a diretoria provisória da LOF tem o prazo de quatro meses para convocar eleições e definir oficialmente a nova diretoria da entidade. Embora o caráter provisório do grupo frente a Liga e a impossibilidade de realizar um campeonato amador só com equipes da cidade, a realização de um certame amador regional já está acertada. Sem contar com qualquer apoio da prefeitura, o campeonato irá reunir pelo menos 10 equipes para a disputa que se iniciará em agosto. “Será um campeonato com recursos angariados como patrocínio pela própria Liga junto ao comércio, pois a secretaria de esportes disse não poder disponibilizar nenhum tipo de recurso em se tratando de um campeonato regional. Calculamos o custo do campeonato girando em mais ou menos 15 mil reais, para todas as despesas necessárias a dar estrutura para as equipes e o público como banheiros e segurança no estádio”. ressaltou Edinho.  

Ele ainda destacou que o campeonato acontecerá no estádio do Clube Atlético Ourinhense, ainda o local mais adequado para o evento, com entrada gratuita incentivando o público a doar alimentos não perecíveis a serem repassados a entidades assistenciais. Não haverá premiação em dinheiro, apenas troféus e medalhas que serão oferecidos aos clubes vencedores das primeiras posições. Apenas três times de Ourinhos – Palmeirinhas, Pacheco Chaves e Furnas irão participar com equipes de Pirajú, São Pedro do Turvo, Salto Grande, Ibirarema, Canitar e Irapé (Chavantes) cidades já confirmadas.

Com duração aproximada de três meses o início das disputas será na segunda quinzena de agosto e conforme Penezi, que já foi dirigente da Liga em anos anteriores, o regional é o primeiro passo para reerguer, motivar e integrar novamente a sociedade em torno do futebol amador. Empresário do ramo de autopeças, ele salienta que o evento será consolidado em nova estrutura de organização, com boas perspectivas de apoio junto ao empresariado e comércio da cidade onde desfruta de uma boa convivência e confiança.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.