domingo, 08 de setembro de 2024

Madalena é relator da CPI dos Acidentes no Transporte Ferroviário de Carga

Publicado em 09 jun 2015 - 01:09:22

           

Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Ricardo Madalena (PR) foi aclamado pelos membros titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito que tem como finalidade investigar os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado; os deputados Chico Sardelli, Davi Zaia, Barros Munhoz , Roberto Massafera, Campos Machado, Aberlado Camarinha, Delegado Olim e Márcia Lia, para ser o relator desta Comissão.

“Eu acredito que minha experiência como superintendente do DNIT-SP por quase 7 anos e a minha formação poderão contribuir muito na condução do trabalho de investigação das causas dos acidentes no transporte ferroviário de carga no estado de São Paulo. Eu agradeço a confiança que os meus colegas parlamentares depositaram em mim”, comentou o deputado . O presidente da Comissão é o autor da proposta de criação da CPI; deputado Chico Sardelli; e a vice-presidente; o deputado Davi Zaia.

Os deputados apontaram 5 acontecimentos que motivaram a instalação da CPI:

1) O acidente ocorrido entre um ônibus e um trem da América Latina Logística (ALL) em 9 de setembro de 2010, na cidade de Americana, que deixou nove mortos e 17 feridos, entre eles seis em estado grave. A colisão aconteceu no cruzamento da linha férrea com a Rua Carioba. O ônibus foi arrastado pela composição por cerca de 150m. As vítimas ficaram presas nas ferragens.  A composição; que pertence à ALL levava milho, soja e açúcar ao porto de Santos; tinha quatro locomotivas e 77 vagões, cada um pesando 100 toneladas. 

2) Em novembro de 2013, um trem que circulava por um bairro próximo ao centro de São José do Rio Preto  saiu dos trilhos e dois vagões atingiram quatro casas situadas na região. Foram registradas oito vítimas fatais.           

3) Em Jales, recentes acidentes em linhas férreas do município deixaram dois mortos.  

4) Outro acidente envolvendo dois trens da ALL – América Latina Logística, carregando milho e açúcar colidiram em 31/10/2014 dentro da cidade de Cubatão (SP), no acesso ao complexo portuário de Santos, interrompendo a circulação de outras composições no local, segundo a empresa e a imprensa local. A colisão causou o derramamento de cerca de 8 mil litros de óleo no sistema de drenagem de águas pluviais da cidade. Uma das composições saiu do trilho e colidiu com outra que estava parada, disseram sites de notícias da região de Santos. Dois maquinistas ficaram feridos. O acidente ocasionou a interdição da ferrovia.

5) O mais recente acidente ocorreu em 18 de janeiro na linha férrea da região de Matão, onde ao menos 30 vagões de um trem carregado com açúcar descarrilaram  na área rural.  As causas do acidente que não deixou feridos, ainda são investigadas pela empresa. O trem com 70 composições saiu de Votuporanga com destino a Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da ALL, o acidente aconteceu por volta das 12h em uma área de difícil acesso. Cada um dos vagões carregava cerca de 90 toneladas do produto. Parte da carga ficou espalhada no local.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.