quinta, 18 de abril de 2024

Marília registra a primeira morte por tuberculose em 2023

Ourinhos e outras cidades do centro-oeste paulista realizam campanha de busca ativa de pacientes com a doença

 

 

Da redação

 

 

Nesta sexta-feira (24), é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Por isso, todas as unidades do centro-oeste paulista fazem campanhas de busca ativa para identificar casos e fazer exames, até dia 31 de março.

Marília registrou a primeira morte por tuberculose neste ano. Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente era um homem de 53 anos, em situação de rua, que morreu em janeiro.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos também. Após diagnosticada tem tratamento e é gratuito pelo SUS.

Os principais sintomas que podem caracterizar um quadro de tuberculose são tosse seca persistente e emagrecimento. Se sentir esses ou mais sintomas, é necessário buscar atendimento médico o mais rápido possível.

 

 

EM OURINHOS – O exame de investigação da doença está sendo ofertado em todas as Unidades Básicas e nas Estratégias Saúde da Família.

Pessoas com tosse persistente (com ou sem catarro) há mais de 2 semanas e emagrecimento podem realizar o exame, que é solicitado pela enfermeira das unidades. O exame consiste na coleta de escarro pelo paciente na própria unidade, o recipiente é fornecido pela própria unidade e assim que é coletado o material é encaminhado para o Laboratório.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.