sexta, 14 de novembro de 2025
Publicado em 13 jun 2018 - 08:49:05
Da redação
Dados divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Ministério da Saúde, afirmam que a taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,18% para cada 100 mil habitantes. A média de idade entre a maioria das vítimas era de 52 anos.
Ao mesmo tempo em que há um aumento no número de casos, a Saúde também avaliou que o país registra uma “baixa cobertura vacinal”. Até a terça-feira, 12, apenas 42,6 milhões de pessoas foram vacinadas em todo país. O número representa 77,6% da população prioritária que deveria receber as doses. A meta inicial é alcançar 54,4 milhões de pessoas.
Em todo país, 11,8 milhões de pessoas do público-alvo ainda não se vacinaram. Para o Ministério da Saúde, a baixa cobertura registrada até o período “acendeu um alerta”. A preocupação, segundo a pasta, é com a proximidade do inverno, período considerado de maior circulação do vírus da gripe.
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde – SMS, alcançou 66,37% da meta prevista para essa Campanha. Alguns índices relacionados a grupos específicos são, para a população ourinhense, motivo de comemoração: as puérperas (mulheres que ganharam bebês há pouco tempo) têm um índice de cobertura vacinal superior a 90%, as gestantes estão com um índice de 73,9%. Os trabalhadores da área da saúde estão com cobertura vacinal de 83% dentro das previsões da SMS.
O lado ruim dessas estatísticas ficou por conta do grupo das crianças de 6 meses a 4 anos, apenas 40% das doses previstas foram aplicadas. Isso é um dado particularmente preocupante, visto que se trata de um grupo de pessoas que estão muito susceptíveis aos problemas causados pela gripe.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.