sexta, 06 de dezembro de 2024

Moradores da Barra Funda e Vila Marcante pedem mais segurança

Publicado em 10 fev 2017 - 04:21:53

           

Alexandre Mansinho

O Jornal Novo Negocião já noticiou diversas vezes a situação de descaso sofrida pela população que reside na Barra Funda e bairros vizinhos – os problemas denunciados em outra ocasião, por meio de reportagem da jornalista Renata Tibúrcio, renderam algumas melhorias realizadas pela prefeitura. No entanto, no dia de hoje (08/02/2017) nossa equipe foi chamada para, mais uma vez, ouvir as reclamações dos moradores.

“Eu já fui ameaçado por traficantes, eles se reúnem aqui no descampado do Centro Social Urbano da Barra Funda (CSU) e chegam até a controlar quem pode passar pelo campo”, denuncia um morador que pediu que seu nome fosse mantido em sigilo.

Um comerciante entrevistado pela nossa equipe disse que o medo é constante: “meu sonho é montar um comércio em outro bairro, aqui não há como trabalhar com tranquilidade (…) preciso ser justo, há rondas policiais sim, mas o problema é mais complicado, só as rondas não resolvem – há ruas mal iluminadas, há lâmpadas queimadas, e há pequenos furtos realizados por viciados quase todos os dias”. Outra moradora, que também pediu que ficasse incógnita, diz que um posto policial, construído ao lado do portão de entrada do CSU já seria algo positivo: “um posto da polícia iria impor respeito”.

“O principal problema é a subutilização das instalações do CSU, se houvesse movimento e atividades todos os dias os bandidos manteriam distância”, diz Rafael Camargo Lopes, líder comunitário da Vila Christoni, Barra Funda e Vista Alegre: “os moradores mais antigos dizem que quando havia várias atividades no CSU, desde a manhã até a noite, as queixas de vandalismo e de tráfico de drogas era pequena”.

Rafael disse também que a comunidade está organizando mais ações para terem suas demandas atendidas, contando com a parceira da vereadora Raquel Spada eles intensificarão os pedidos para uma pauta que é bem extensa: “nós queremos o aumento de vagas na creche, queremos um projeto para a 3ª idade e queremos a construção de um posto policial”, completa.

POLÍCIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL – Procurada em outras ocasiões, referente ao mesmo problema, a Polícia Militar alega que efetua rondas constantes na região e que várias prisões e apreensões são realizadas. A Polícia Civil também confirma que ações são feitas constantemente nessa região da cidade, embora não pareça as investigações das ocorrências de roubo e de tráfico de drogas são feitas e o índice de sucesso é alto.

NOVA GESTÃO MUNICIPAL – A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal diz que há projetos para utilização do CSU e há um cronograma de melhorias a serem feitas nos bairros citados na matéria.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.