sábado, 20 de abril de 2024

Morte de criança com meningite em Ourinhos preocupa e aumenta procura pela vacina

O menino foi diagnosticado com meningite bacteriana na última quinta-feira, 17/12. Mais um caso suspeito está sendo divulgado nas redes sociais

 

 

Marcília Estefani

 

 

A morte de um menino de 3 anos de idade, na última quarta-feira, 23/11, na Santa Casa de Ourinhos, vítima de uma meningite bacteriana, repercutiu fortemente nas redes sociais e acendeu um sinal de alerta nos pais ourinhenses que, temendo a doença, correram para os postos de saúde para colocar o calendário de vacinação dos filhos em dia.

Otávio Biussi Duarte, que faria 4 anos no dia 30 deste mês, foi sepultada ainda na tarde desta quarta-feira. Uma grande corrente de oração foi realizada em prol de sua recuperação, desde o domingo, 13, quando ele precisou ser hospitalizado. Na quinta-feira, 17, foi confirmada a suspeita de meningite bacteriana.

Postagem de uma profissional esclareceu que o caso de Otávio não foi falta de vacina. Ela deixou um alerta importante aos colegas médicos nos prontos socorros da vida, “os casos estão aumentando e nem sempre o diagnóstico será fácil”, e ressatou ainda “muita atenção nas febres, cefaléias, vômito e principalmente dor de ouvido”.

A médica afirma também em sua postagem que sempre orienta seus pacientes a serem vacinados com Meningo B e ACWY.

Otávio Biussi completaria 4 anos no próximo dia 30 de novembro

 

NOVO CASO – Também nesta quarta-feira, uma nova postagem de pedido de orações passou a correr nos grupos de whatszapp e redes sociais, pela saúde de 𝑱𝒐ã𝒐 𝑽𝒊𝒏𝒊𝒄𝒊𝒖𝒔 𝒅𝒐 𝑷𝒓𝒂𝒅𝒐 𝑹𝒐𝒅𝒓𝒊𝒈𝒖𝒆𝒔, 4 anos, morador de Chavantes, que se encontra internado na UTI da Santa Casa, segundo informações divulgadas, também diagnosticado com meningite, em um quadro estável.

O menino é moderador de Chavantes, mais está internado em Ourinhos

 

VACINAS DISPONÍVEIS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE – Uma dúvida surgiu entre os munícipes a respeito das vacinas contra a meningite que são oferecidas pela rede básica de saúde. Informações levantadas pelo Negocião no Posto de Saúde Central (Postão) e confirmada pela vigilância epidemiológica, dão conta que dois tipos de imunizantes estão disponíveis para a população nas UBSs da cidade, de acordo com o Programa Nacional de Imunização. São elas:

– Meningo C – para bebês de 3 meses e 5 meses e um reforço com 1 ano.

– Meningo ACWY – dose única para adolescentes de 11 à 14 anos

 

Porém, o SUS não disponibiliza a vacina Meningocócica tipo B, que está disponível apenas em clínicas particulares, comercializada em Ourinhos por volta de R$ 600,00.

 

DÚVIDAS SOBRE POSSÍVEL SURTO DA DOENÇA – Ainda de acordo com a prefeitura, não há risco de surto da doença no município. Números dos últimos 90 dias mostram apenas um caso registrado na cidade, referente ao menino Otávio Biussi.

 

CAMPANHA MULTIVACINAÇÃO – Está sendo realizada pela Secretaria Municipla de Saúde de Ourinhos, uma campanha de multivacinação, que vai até dia 30 de novembro. Crianças e adolescentes de até 15 anos, devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa em companhia de um responsável, para atualizar a caderneta de vacinas.

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.