terça, 29 de abril de 2025

Motorista de carreta é detido com 30 comprimidos de “rebite” na BR-153 em Marília

Publicado em 24 mar 2025 - 08:52:30

           
Droga é usada para adiar o sono e evitar a parada de descanso
Da Redação
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Marília, flagrou um motorista de carreta que portava duas cartelas de 15 comprimidos de anfetaminas cada em seu bolso. A droga é popularmente conhecida como “rebite” pelos caminhoneiros e é usado por alguns para inibir o sono e conseguir ficar acordado por longos períodos sem descansar.
O flagrante ocorreu na rodovia Transbrasiliana (BR-153), em Marília, às 12 horas. O motorista, que saiu de Santa Catarina com destino a Goiás, disse que adquiriu os comprimidos da marca Nobésio em Vacaria (RS). Já havia registro semelhante de flagrante dele pela PRF em 2018 na Bahia.
Foi realizado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de porte de droga para consumo pessoal, conforme o artigo 28 da Lei de Drogas (11.343/2006).
Rebite – Conhecidas popularmente como “rebite”, essa droga atua no sistema nervoso central aumentando a resistência ao cansaço. No entanto, a droga tem como efeito rebote comum a fadiga e sono, além de possuir alto potencial para causar dependência, aumentando os riscos de acidente de trânsito aos seus usuários. Os comprimidos encontrados trazem a marca Nobésio, medicamento anorexígeno sem autorização de fabricação e comercialização pela ANVISA no Brasil, sendo normalmente trazidos ilegalmente do Paraguai.
Imagem: PRF.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.