segunda, 17 de novembro de 2025

NEI’s em Ourinhos têm aulas suspensas devido surto ‘mão-pé-boca’

Publicado em 01 nov 2021 - 17:01:37

           

Previsão de retomada das aulas nas nove unidades é na próxima segunda-feira, 8/10

 

 

Marcília Estefani

 

Após o Núcleo de Educação Infantil do Recanto dos Pássaros, Vereador Álvaro Ribeiro de Moraes (Vico), suspender as aulas por conta de síndromes contagiosas como mão-pé-boca e doença diarreica aguda, nesta segunda-feira, 1/11, outras oito unidades escolares também precisaram seguir o mesmo protocolo, devido a propagação das doenças entre alunos e comunidade escolar.

 

Aulas em 9 Núcleos de Educação de Ourinhos (SP) são suspensas por surto de mão-pé-boca’ e de doença diarreica aguda — Foto: Tv Tem /Reprodução

 

O Negocião divulgou em sua edição digital da sexta-feira, 29/10, a medida adotada pela unidade do Recanto dos Pássaros, porém, no sábado, 31/10, teve informações de que outros núcleos estariam adotando o mesmo procedimento.

Nesta segunda-feira, 1/11, a confirmação veio através de matéria divulgada pela TV Tem, com a confirmação de mais oito escolas com aulas suspensas. As atividades nessas unidades devem ser retomadas na segunda, 8/11. São elas:

  • Vereador Álvaro Ribeiro de Moraes (Vico), no Recanto dos Pássaros
  • Hilda Kortz Amaral, na Vila Brasil
  • Vera Moura, na Cohab
  • Henry César Cury Negrão, no Jardim Sol
  • Dulcineia Aparecida, no Jardim Europa
  • Carlos Felipe, na Barra Funda
  • Benedita Cury, no Parque Minas Gerais
  • Jenny Moraes Ferreira de Sá, na Vila São Francisco
  • Curupira, no Jardim Itamarty

Todos os estabelecimentos passarão por sanitização dos ambientes escolares para garantia da saúde dos professores, demais servidores e alunos.

 

OPINIÃO MÉDICA – O médico pediatra Dr José Luiz de Lima, afirmou em entrevista, que a incidência dessas doenças nesta época do ano é comum e possivelmente agravada pela volta às aulas presenciais após longo período em casa devido à pandemia.

 

Pediatra Dr. José Luiz de Lima

 

O profissional explica que o ambiente escolar e creches são propícios para a transmissão dessas síndromes que se dão principalmente pelo ar. “A transmissão acontece principalmente pelo ar, se uma criança na creche ou na escola, ou mesmo em outro ambiente, sente o cheiro das fezes da outra que está com sintomas, ela pega pelo ar, pelo cheiro, e pode também pegar através de um espirro, através da ingestão de iogurtes e leites não fervidos”.

Segundo Dr José Luiz, o vírus entra pelo nariz e atinge o intestino provocando “uma diarreia muito importante e que pode acarretar uma desidratação”.

Questionado sobre os cuidados a serem tomados e quando é necessário procurar a rede básica de saúde, o médico afirma que é possível controlar em casa.

“Nunca vi uma criança complicar se estiver hidratando bastante (…) no caso da síndrome mão-pé-boca, é importante usar um hidratante local que já tenha usado e medicar somente a dor, usar polaramine pra coceira… e não esquecer que tem que cortar as unhas pra não contaminar”, orienta José Luiz.

 

DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA – É uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus, que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Atinge geralmente crianças menores de 5 anos, mas também pode acometer adultos. Os principais sintomas são os inespecíficos, como vômito, náuseas e diarreia. Mas a principal apresentação clínica é a febre e lesões no corpo.

 

A doença mão-pé-boca causa principalmente febre e lesões no corpo, mas pode causar também vômito, náuseas e diarreia

 

DDA – A Doença Diarreica Aguda é uma infecção por norovírus, que causa diarreia, febre, vômito, dor de cabeça e dor de estômago. A gastroenterite se desenvolve de 12 a 48 horas após a exposição e a total recuperação geralmente ocorre em 1 e 3 dias. Também pode acometer adultos.

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.