quinta, 13 de junho de 2024

Noite de festa na Catedral de Ourinhos marca início do Ano Santo

Da redação

Com a participação de todas as paróquias da Diocese de Ourinhos, aconteceu na noite de 08/12, a Santa Missa que marcou o início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, ano sagrado para os católicos, instituído pelo Papa Francisco.

A missa teve início ás 19:30hrs e foi presidida por nosso bispo Dom Salvador Paruzzo, juntamente com todos os padres e diáconos na Catedral Senhor Bom Jesus e foi prestigiada por milhares de fiéis que, emocionados, puderam acompanhar a Solenidade da Imaculada Conceição, na qual foi aberta a Porta Santa e abençoada a imagem de São João Paulo II.

O papa Francisco abriu na terça-feira, 7, as grandes portas de bronze da basílica de São Pedro em cerimônia acompanhada por cerca de 70.000 pessoas e a presença do papa emérito Bento XVI. Essa foi a primeira vez na história em que dois pontífices inauguraram o Ano Santo.

Francisco rezou por alguns minutos diante da porta antes de atravessá-la e recordou outra porta que, há 50 anos, os padres do Concílio Vaticano II abriram para o mundo, marcando um verdadeiro encontro entre a Igreja e os homens de nosso tempo.

Ao longo dos séculos, os anos santos têm sido utilizados para incentivar os fiéis a fazer peregrinações a Roma e obter uma “indulgência”, dentro de uma antiga tradição da Igreja relacionada ao perdão dos pecados.

Esse é o primeiro Jubileu do Papa Francisco, o último havia acontecido em 2000, convocado por João Paulo II. Na ocasião, 25 milhões de pessoas foram a Roma. Este Ano Santo tem caráter extraordinário porque ocorre 15 anos após o último, e não 25 ou 50, como de costume.

As festividades na Catedral de Ourinhos contaram também com a participação da comunidade local durante a celebração e a apresentação da Escola de Bailado de Ourinhos, que se apresentou na praça após a benção da imagem de São João Paulo II proferida pelo bispo Dom Salvador.

A imagem foi instalada na praça da Catedral Ourinhos em homenagem ao Santo Papa que erigiu a Diocese de Ourinhos. São João Paulo II, rogai por nós!

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.