sábado, 20 de abril de 2024

Nova ETA é oficialmente apresentada à população de Ourinhos

Evento faz parte da programação de comemoração ao aniversário da cidade

 

 

Marcília Estefani

 

 

Na manhã da terça-feira, 13 de dezembro, quando Ourinhos completou 104 anos, foi oficialmente apresentada à população a nova ETA (Estação de Tratamento de Água) Compacta, instalada às margens do Rio Pardo, na Vila Brasil.

O evento teve início às 10h00 da manhã, com a presença do prefeito Lucas Pocay, da primeira dama, Luana Alves, da superintendente da SAE, Edna Valentina Domingues, vereadores, secretários municipais, funcionários da autarquia, além das presenças do ex-prefeito de Ourinhos, Claury Alves da Silva e sua esposa, Beth Pocay, pais de Lucas Pocay.

A Nova ETA será instalada, em terreno ao lado da ETA atual, na Vila Brasil e vai garantir o abastecimento de água em Ourinhos. Ao mesmo tempo vai possibilitar a recuperação da antiga ETA, que foi construída na década de 1960 e, desde então, não passou por reformas estruturais. As duas estações funcionando em conjunto serão capazes de produzir água para uma Ourinhos de até 200 mil habitantes. As obras são de responsabilidade da Bio G, empresa vencedora da licitação.

Segundo a superintendente da Sae, Edna Valentina Domingues, a previsão é que no mês de março de 2023 entre em operação. Porém, o prefeito Lucas Pocay cobra esforços da empresa responsável para que o prazo seja antecipado para o mês de janeiro de 2023.

Edna Valentina Domingues, superintendente da SAE

 

MODERNIDADE – Com atributos semelhantes às convencionais estações de tratamento de água, a nova ETA possui tecnologia de ponta que alia automação, qualidade e praticidade. É formada por estações modulares de aço inox com baixo custo energético e capacidade de tratar elevados níveis de turbidez de água. O seu processo de purificação da água é composto por sistemas preliminares, coagulação, floculação mecanizada, decantação, filtração e desinfecção.

“Nós temos aqui uma tecnologia de ponta, com aço 316L, utilizado em cervejarias, vai possibilitar redução de uso de energia, produto químico e junto com a nova, depois de reformada, terão possibilidade de atender uma cidade de 200 mil habitantes”, declarou Edna Valentina.

Ex-prefeito Claury Alves da Silva e a esposa Beth Pocay prestigiaram o evento

 

Lucas Pocay ressalta que estamos nos preparando para o futuro. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.