segunda, 27 de maio de 2024

Novas medidas de flexibilização do governo indicam reta final da pandemia

Determinação federal sobre a volta das gestantes e alteração estadual sobre a liberação da máscara indicam cenário positivo

 

 

Da Assessoria

 

Nesta semana, duas determinações dos governos federal e estadual sinalizaram alterações positivas no combate à pandemia da Covid-19. O governador do Estado de São Paulo João Dória confirmou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do estado de São Paulo a partir da última quarta-feira (9). Já o presidente Jair Bolsonaro sancionou com veto, a Lei 14.311/22, que muda regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia, prevendo sua volta ao regime presencial após a imunização.

Quanto à máscara, a nova determinação diz que está liberado o uso em ruas, praças e parques, porém segue a obrigatoriedade em ambientes fechados, escolas e transporte público.

Já a alteração que permite o retorno das grávidas ao regime presencial indica que caso o patrão exija, as gestantes deverão voltar aos postos de trabalho presencialmente. A lei antiga orientava o home office para esse grupo específico da sociedade.

 

 

Para a cidade de Ourinhos, essas mudanças indicam ainda mais otimismo na recuperação da economia. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Robson Martuchi, comemora este momento de retomada chamando os empreendedores para aproveitar o clima na intenção de gerar mais emprego e renda. Ele disse:

“Há algumas semanas nós da ACE estamos batendo na tecla do otimismo. E essas duas determinações, tanto do governo estadual quanto do governo federal, indicam com propriedade esse momento de retomada. Ou melhor, de guinada econômica, pois já estamos bem no caminho da recuperação. Os empreendedores de Ourinhos precisam olhar para essas mudanças na lei com o sorriso bem aberto e com a cabeça ativa na busca de aumentar as ações nas ruas e aumentar o faturamento. O momento é bom e temos que aproveitar.

Com o avanço da imunização, a tendência é que o relaxamento das leis quanto às medidas de proteção aconteça com mais frequência nas próximas semanas e meses. De acordo com o mapa de imunização do G1, mais de 80% da população do país já foi vacinada com pelo menos uma dose e mais de 70% com duas doses.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.