sexta, 04 de julho de 2025
Publicado em 03 jul 2021 - 11:28:09
A celebração será transmitida diretamente da Catedral de Ourinhos
Marcília Estefani
Neste sábado, as 15h00, terá início a Celebração Eucarística na Festa de São Tomé, Apóstolo, com tomada de posse de Dom Eduardo Vieira dos Santos, 2º Bispo da Diocese de Ourinhos.
A transmissão acontecerá direto da Catedral Bom Jesus, e será transmitida através da TV Canção Nova, TV Aparecida, TV Santa, Rádio 104 FM e redes sociais da Diocese de Ourinhos.
Dom Eduardo foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese em 19 de maio, data em que foi realizada celebração especial em Ourinhos, também na Catedral do Senhor Bom Jesus, presidida pelo então Bispo Dom Salvador Paruzzo, que fez o anúncio oficial na presença de todo o clero da diocese.
O novo Bispo agora toma posse, transferindo-se do ofício de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
Em suas primeiras palavras como Bispo da Diocese de Ourinhos, dirigidas aos membros do clero, pessoas consagradas, autoridades e fieis, Dom Eduardo disse que “Como em outros tempos Deus segue nos chamando e nos enviando em missão, “vai eu te envio e ainda “irás a onde eu te enviar”. Acolho com muita serenidade e alegria esta nova missão que Deus me confia”.
PRIMEIRO BISPO DA DIOCESE – Dom Salvador Paruzzo, primeiro bispo da diocese de Ourinhos, que desenvolveu valoroso trabalho durante 22 anos a frente da diocese, se tornará bispo emérito (continua bispo, mas sem as responsabilidades da paróquia).
Ao se aproximar dos 75 anos, Dom Salvador apresentou, em 15 de junho de 2020, seu pedido de renúncia ao Santo Padre.
DOM EDUARDO – O novo Bispo da Diocese de Ourinhos nasceu no dia 18 de março de 1965, em Bom Sucesso (PR). Em 1988, ingressou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, chegando a emitir os votos solenes e a receber a ordenação diaconal no mesmo instituto.
Em 15 de dezembro de 2000, foi ordenado presbítero e incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, atuou na paróquia São João Gualberto durante sete anos. Depois, foi Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo, simultaneamente encarregado de acompanhar os diáconos permanentes da Arquidiocese.
Entre 2008 e 2014 ocupou o cargo de Chanceler do Arcebispado de São Paulo. Em 2013 foi nomeado Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo, na região do bairro da Sé.
Na sequência, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, pelo Papa Francisco, recebendo a ordenação episcopal em 7 de fevereiro de 2015, na Catedral da Sé.
Além do bacharelado e da licenciatura em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dom Eduardo é graduado em teologia pelo Instituto Teológico Pio XI, de São Paulo. Fez mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (PUL), através do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, atual Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.