quinta, 12 de dezembro de 2024

O campo do Vilamar e o futebol varzeano na Vila Margarida

Publicado em 04 ago 2015 - 12:33:44

           

José Luiz Martins

A partir da segunda metade dos anos 40 Ourinhos viu surgir vários times de futebol que iriam dar início a uma fase efervescente do futebol varzeano na cidade. Vila Margarida, Vila Odilon e Barra Funda eram os bairros existentes, a periferia da cidade.

Em particular a Vila Margarida foi onde mais equipes surgiram e movimentava a comunidade local, times como E.C. Paulista, E.C. Corinthians, Sete de Setembro, Palmeiras, Vasco, 15 de Novembro, 21 de abril, A.E. Ourinhos e A. A. Vilamar foram os times da vila que fizeram a bola rolar num espaço de mais de duas décadas.

Um dos últimos times surgidos nesse período foi a Associação Atlética Vila Margarida – Vilamar. O morador da Rua 3 de Maio, José Aparecido Camargo, apelidado “Gordinho”, foi quem iniciou a equipe da qual também foi técnico. Era inicio dos anos 60 e o campo de futebol do final da rua Jorge Tibiriçá logo iria dar lugar a um novo loteamento, era nesse campo que times como a A. E. Ourinhos, Palmeiras, Vilamar entre outros mandavam seus jogos.

O Vilamar surgiu após o ocaso do E.C. Corinthians (o Corinthinha da vila), a maioria dos seus jogadores foram sendo chamados a compor a nova equipe que surgira. Com o fim do campo da Jorge Tibiriçá, por volta de 1973, uma nova cancha foi aberta na Rua 3 de maio (onde hoje está a APAE) entre as Ruas Horácio Berlink e Francisco Christoni e passou a ser onde a bola rolavava na Vila Margarida.

A equipe participou de torneios e campeonatos varzeanos e sagrou-se vice campeã por três anos consecutivos, 1963, 1964 e 1965, este último disputado com a outra equipe da vila, a Associação Esportiva de Ourinhos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.