sábado, 20 de julho de 2024

O profissional do século XXI

Publicado em 18 ago 2018 - 03:36:16

           

by Professor Valdir Barbosa*

“O profissional do século XXI precisa buscar e desenvolver múltiplas competências e habilidades com um nível de alta performance, para assim estar em consonância com as mudanças impactantes do mundo globalizado e conectado, e assim poder transitar dentro dessa nova era regente: O CONHECIMENTO” – 

Vivemos um momento sui generis e inédito na história da humanidade, com mudanças cíclicas de grandes impactos na raça humana. Mudamos de século, de milênio e de era, concomitante com mudanças e quebras de paradigmas. Estamos transitando da Era Industrial para a Era do Conhecimento, concomitante da Era Analógica para Era Digital. Dentro desse novo cenário, faz necessário acompanhar essas impactantes mudanças, se alinhando assim ao novo paradigma em vigor com criatividade e inovação para atingir o sucesso. 

No atual mundo contemporâneo, somente o conhecimento tácito da experiência profissional não atende e nem responde mais as novas demandas do mercado mundial consumidor. Com o advento de novas e altas tecnologias (high tech), automação, controles de qualidades e novos modelos de gestão; analisando e fazendo uma leitura desse novo cenário emergente se fazem necessário um investimento em qualificação e capacitação profissional do conhecimento teórico, técnico, e operacional na busca da competência e excelência profissional. Com a globalização, o mercado de trabalho se tornou mais competitivo, seletivo e exigente, necessitando assim do trabalhador o desenvolvimento de novas habilidades técnicas, conceituais e comportamentais, para inovar e garantir o sucesso da empresa. 

O mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, sejam eles novatos ou experientes. O fato é que este mesmo mercado tem mudado em várias de suas características: quanto ao tamanho, distribuição geográfica, surgimento, diminuição ou até mesmo desaparecimento de algumas profissões. Diante desse novo cenário, tornam-se emergentes a necessidade de adaptação e a absorção de novas competências da tríade: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (C.H.A). 

LEITURA DO ATUAL MERCADO DE TRABALHO GLOBALIZADO:

Cenários= Tecnologias High Tech; Conectividade; Competitividade; Velocidade; Produtividade e Consumismo. Tendências= Empreendedorismo; Sustentabilidade e inovação.

Portanto, o perfil do profissional do século XXI deve possuir múltiplas características, entre elas, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, pró-atividade, liderança, comunicação, assertividade, criatividade e cultura, mas não se trata de buscar profissionais supra-humanos, sendo que essa condição vai acarretar um nível elevado de estresse. Trata-se, apenas, de reconhecer seus potenciais e limitações, e a partir daí, de forma planejada e sistemática, buscar o autodesenvolvimento com qualificação e capacitação profissional.

*Empreendedor, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia, Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Consultor em Gestão da Qualidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária de Arqueologia do Capitalismo, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.                     

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.