sexta, 21 de junho de 2024

Ourinhenses são destaque na Copa do Mundo de Robótica na China

Da redação 

A cada competição os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos se superam e demonstram o seu potencial no assunto Robótica. Recém-chegados da China, após participarem da Copa do Mundo de Robótica a equipe “Fora de Área” participou na terça-feira, 28, de uma coletiva de imprensa, sendo recebidos na Prefeitura Municipal de Ourinhos.

A coletiva contou com a presença dos alunos Hugo Leonardo Cinel Correa, Guilherme Felipe de Oliveira Mantovani, Leonardo Santander Silva e Mateus Henrique Barbosa, da prefeita Belkis Fernandes, do vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, da secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, da professora de robótica Cristiane Grava Gomes, da coordenadora de Informática e Robótica da Secretaria Municipal de Educação Claudiana Messias de Lima Fittipaldi e das mães dos alunos.

A secretária de Educação Maria Tereza agradeceu a prefeita Belkis por ter permitido essa viagem, bem como os parceiros que colaboraram com alguns custos e parabenizou os alunos. “Primeiramente eu agradeço a Prefeita Belkis que permitiu que essa viagem acontecesse e nos deu todo respaldo, assim como os parceiros: GSP Idiomas que ofereceu um curso de Inglês para os alunos, o Paschoal Serv Festas que proporcionou os vistos e passaportes, a Editora FTB que custeou as inscrições do evento e demais despesas, a Futura empresa de Transporte Escolar e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais que forneceu o uniforme do grupo. É um orgulho pra nós ter esses meninos como cidadãos do mundo, representando Ourinhos no que há de mais inovador. Com certeza eles fizeram uma grande descoberta que auxiliará o nosso futuro”, frisou.

A professora da equipe Cristiane Grava Gomes explicou como foi a competição. “A categoria da competição que nós participamos foi a Júnior “RoboCup Júnior”, que é dividida por idade que abrange até os 15 anos. Da outra categoria que seria a Major, participam estudantes universitários que trabalham com pesquisas, então a proposta foi exatamente esta de haver interação de quem está iniciando com aqueles de áreas avançadas. Foram 55 delegações e as equipes foram separadas por chaves, na qual a nossa equipe ficou em 3º lugar, sendo a 5ª na classificação mundial”.

Além do trabalho em equipe durante o RoboCup, aconteceram desafios individuais no qual o aluno Guilherme de Oliveira Mantovani ficou em 3º lugar no ranking dos melhores programadores do mundo e os demais alunos do grupo ourinhense ficaram entre os 15 melhores.

Reconhecimento – “Estou há 3 anos no projeto de robótica e ter ficado entre os três melhores do mundo, sem dúvidas, foi uma experiência inovadora. Estou muito feliz com o meu desempenho e de toda a equipe”, relatou Guilherme Mantovani.

Para Leonardo Santander da Silva, foi uma grande responsabilidade ter participado da competição e ser o líder da equipe. Mas a sua participação valeu tanto a pena que ele pensa em seguir carreira. “A responsabilidade de ser líder em uma competição mundial é sem dúvidas muito grande principalmente pela questão da comunicação que era feita somente em inglês. Mas, foi uma experiência única e muito boa, porque tive contato com novas línguas, novas pessoas e culturas e isso é um diferencial. Pretendo até seguir na área de Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia Aeroespacial”, relatou.

O vice-prefeito Dr. Gilberto Severino falou sobre a importância da participação desses alunos. “Eu gostaria de ressaltar que nós brasileiros somos muito conhecidos lá fora pelo futebol e pelo carnaval. E hoje, vocês ourinhenses são o símbolo de um Brasil que tem intelectualidade, que tem um futuro. Parabéns a Prefeita, parabéns Maria Tereza, professores e a vocês que fizeram Ourinhos brilhar”! elogiou.

A mãe do aluno Mateus que compõe o grupo da Robótica, Débora Pereira da Silva relata o orgulho que sente pelo filho. “No mundo de hoje em que alguns adolescentes não se interessam pelos estudos, ter um filho como o Mateus é um orgulho muito grande. Um garoto com apenas 16 anos e que foi pra China em uma competição como essa realmente não é pra qualquer um. Todos eles estão de parabéns”!

É importante lembrar que todos os alunos da rede pública de ensino municipal quando chegam no 5º ano tem a oportunidade de conhecer a Robótica. Aqueles que se destacam partem para o grupo de avanço e participam de todas as competições, sendo elas: estadual, nacional e mundial.

A vaga para o mundial na China foi conquistada no ano passado durante a Competição Brasileira da Robótica de 2014, onde os ourinhenses se classificaram em 1º lugar (o único que garantia a vaga para o mundial).

Durante a coletiva a secretária de Educação Maria Tereza lançou em primeira mão o Campeonato Municipal de Robótica, que está previsto para acontecer até o final do ano.

Na próxima semana o grupo fará uma viagem para São Paulo, pois de quatro equipes participantes, Ourinhos classificou 3 delas para participar da etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.