segunda, 07 de outubro de 2024
Publicado em 12 dez 2017 - 05:39:04
Alexandre Mansinho
Ourinhos nasceu em uma humilde parada de trem, uma subestação que foi o embrião da cidade próspera e em constante desenvolvimento que é hoje. Naqueles tempos, conforme os mais antigos contam, os raizeiros e as benzedeiras eram a “saúde pública” disponível.
Hoje, quase 100 anos depois e com uma população que ultrapassa os 110 mil habitantes, as terras ourinhenses tornaram-se a referência de saúde e bem-estar que faz com que, todos os dias, pessoas das cidades vizinhas aqui venham para consultas, exames e tratamentos médicos.
Nossa cidade conta hoje com três serviços que servem de referência para o Sistema Único de Saúde da microrregião: Instituto Cardiologia de Ourinhos, Hospital Oncológico Dr. Monzillo e Serviço de Terapia Renal de Ourinhos.
Até poucos anos, pacientes das redes pública e particular tinham que se deslocar para Bauru, Marília ou Botucatu para obterem exames e consultas para as especialidades médicas cardiologia, oncologia e nefrologia, o que aumentava muito o custo do tratamento, mesmo sendo coberto por convênios médicos ou pelo SUS.
Oncologia – De modo especial no ano de 2017 o Hospital Oncológico Dr. Monzillo contou com uma grande vitória: além do recebimento de aparelhos de diagnóstico de alta tecnologia, que foi resultado da aprovação das estruturas da unidade pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear, o hospital recebeu credenciamento do Ministério da Saúde para atender pela rede SUS.
Diagnóstico por imagem – Poucos sabem, mas nossa cidade conta com o que há de mais moderno no que diz respeito a produção de exames de imagem – tanto para as redes privada quanto particular. Um exemplo que ilustra bem esse vanguardismo é a ultrassonografia em 4D – imagens em movimento, coloridas e em alta definição.
Poucos meses da chegada dessa tecnologia nas capitais do país, o Instituto José da Luz já contava com um aparelho que aumenta grandemente a quantidade de informações vitais para que o profissional médico possa fazer seu diagnóstico ou definir qual será a linha de tratamento a ser usada para a referida patologia.
Corpo clínico, nosso maior tesouro – Há um fator que a população não sabe, mas que faz do município referência profissional. Há uma lista de profissionais médicos que atendem nas redes pública e particular que figuram numa lista de excelência reservada para poucos: Hospital Albert Einstein, Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto do Coração e muitos outros desses hospitais de referência nacional contam com médicos que também atuam na cidade de Ourinhos.
Oftalmologia – Ourinhos e região contam também com um Centro Oftalmológico Paulista de Especialidades, que oferece equipamentos de última geração para os exames mais sofisticados e que permitem um diagnóstico e tratamento das patologias da visão. O COPE é a nova referência em oftalmologia e possui corpo clínico excelente, com as subespecialidades de cirurgia da catarata, cirurgia refrativa, glaucoma, vias lacrimais, plástica ocular, lentes de contato, alterações da retina, oftalmo-pediatria, estrabismo e visão subnormal.
Santa Casa de Ourinhos – Hospital Escola – Não é só no atendimento médico de referência e na estrutura de tecnologia diagnóstica. A Santa Casa de Ourinhos também possui, por meio de convênios com faculdades de medicina e com o Ministério da Saúde, diversos médicos residentes em diversas especialidades.
Esse fato, junto com o recente credenciamento da Santa Casa para dar atendimento oncológico pelo SUS coloca Ourinhos em um seletíssimo grupo de redes hospitalares que estão autorizadas a participar da formação de profissionais de saúde com especialidade.
O sonho da Faculdade de Medicina – A Fundação Miguel Mofarej, por meio de sua assessoria de imprensa, divulgou já há algum tempo que existem planos para que possamos ter em nosso município uma faculdade de medicina. Enquanto esse sonho não é realizado, Ourinhos conta com diversos outros cursos na área da saúde que tornam a cidade um polo de referência para a formação de profissionais de saúde: enfermagem (técnico e padrão), técnico em radiologia, fisioterapia, biomedicina, odontologia, diversos cursos na área de estética e inúmeros cursos relacionados ao bem-estar e porque não citar o curso de veterinária, que cuida da saúde dos pets.
Unidades de Saúde – Ourinhos conta com cerca de 20 unidades de atendimento médico público mantidos pela prefeitura – desses há dois com atendimento estendido, o Centro de Saúde I (Postão) e a UBS Dr. Hélio Migliari (COHAB); há também duas unidades de pronto socorro: Santa Casa de Misericórdia e Unidade de Pronto Atendimento.
AME – Com subsídios do Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades também é referência regional de qualidade de atendimento e de encaminhamento dos pacientes que precisam de suporte especializado nas mais variadas patologias
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.