sábado, 07 de dezembro de 2024

Ourinhos entra na onda do Pokemon Go!

Publicado em 12 ago 2016 - 05:30:56

           

Na última semana foi lançado no Brasil o aplicativo para celulares Pokémon GO. Elaborado pela Niantic, o programa se tornou sucesso em todo o mundo. Embora seja um conceito simples, a originalidade do aplicativo conquistou pessoas de todas as faixas etárias. Como não poderia deixar de ser, em Ourinhos já se multiplicam os “caçadores” pelas praças e pontos históricos.

“O aplicativo é guiado por GPS. Leva os jogadores a determinados pontos onde eles encontram os pokémons e os capturam usando uma tecnologia de realidade virtual”, diz Bianca Priscila Gregório, estudante que entrou na brincadeira de capturar criaturinhas. “Para jogar é preciso sair de casa, passear pelas rua, praças e pontos históricos da cidade”, afirma Rafael Freire, que acompanha Bianca na Praça Melo Peixoto em Ourinhos.

De fato a exigência de sair de casa e jogar ao ar livre parece ser o maior atrativo do jogo. No momento em que o Novo Negocião fazia a reportagem, havia mais de 35 pessoas de diversas faixas etárias, atentas na tela do celular e trocando experiências uns com os outros na praça central de nosso município. “Confesso que não tenho muita interação com o meu irmão, mas já estamos aqui nos divertindo juntos há horas”, é o que diz Marcela Eduarda Ferreira, acompanhada por seu irmão.

“As pessoas que criticam, dizendo que nós deveríamos fazer outras coisas mais úteis, deveriam experimentar jogar também, ou apenas deveriam cuidar da própria vida”, diz João Marcos Ferreira, irmão de Marcela: “na interação com o mundo real, o programa nos apresenta vários pontos históricos da cidade que, confesso, passo por eles quase todos os dias mas nunca tinha me dado conta”, completa.

Ao redor do mundo muitos incidentes estão sendo relacionados ao aplicativo. Em algumas cidades pessoas têm sofrido com assaltos e até acidentes por andarem distraídas pela rua olhando para a tela do celular. “Mesmo com toda a polêmica que tem surgido, o fato de sair para a rua e fazer novos amigos por meio do joguinho já é algo muito bom”, nos disse Jéferson Rodrigues Baroni.

 

“Há quem tem usado as redes sociais para dizer que estamos perdendo um tempo que poderia ser usado para outra coisa mais útil, eu digo que essas pessoas é que deveriam usar o tempo para algo mais útil do que ficar criticando os outros”, é o que pensa Marco Aurélio Retali de Melo, estudante e adepto do jogo. A verdade é que, alheia a toda essa polêmica, a Niantic comemora o sucesso do aplicativo Pokémon GO, que já se tornou jogo para celular mais baixado no mundo.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.