quinta, 03 de outubro de 2024
Publicado em 08 dez 2020 - 08:44:26
Taxa de ocupação da UTI Covid-19 na segunda-feira, baixou para 80%
Marcília Estefani
O governo de São Paulo recuou e colocou todo o estado na fase amarela do plano de flexibilização econômica. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no início da tarde da segunda-feira, 30. A cidade de Ourinhos, que já estava na fase citada, não avança, mas é incluída a uma relação de municípios em estado de atenção devido ao aumento nas taxas de internação.
O Prefeito Lucas Pocay participou na terça-feira, 1º de dezembro, de uma reunião virtual com o Governador João Doria e outros 61 prefeitos de cidades que apresentaram elevação nas taxas de internação e ocupação de leitos no estado de São Paulo.
O Estado reforçou a parceria com os municípios e pediu rastreamento de casos confirmados e suspeitos, uso obrigatório de máscaras e fiscalização contra aglomerações e festas clandestinas.
Ourinhos termina novembro com UTI Covid-19 lotada e novo óbito
No domingo, 29 de novembro, boletim informativo da Santa Casa de Ourinhos apontou para ocupação total dos leitos de UTI Covid-19. Por falta de vaga, um paciente foi transferido para o hospital de Santa Cruz do Rio Pardo, de acordo com a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Na terça-feira, 1º de dezembro, mais um óbito foi registrado, de um homem de 70 anos, morador da Vila Soares. Ao total o município contabiliza 49 mortes.
Ainda que a situação seja considerada “sob controle” pelas autoridades de saúde, existe a necessidade da população em geral e empresários colaborarem para evitar aglomerações e para que as regras de distanciamento e uso de máscaras e álcool gel sejam obedecidas, para que medidas mais severas não atinjam o município.
Na última sexta-feira, 27, que coincidiu com a Black Friday, aglomerações foram registradas em muitos locais, principalmente em supermercados que recebiam o público sem restrição, inclusive ao número máximo permitido de pessoas nos estabelecimentos.
Posição de casos de coronavírus em Ourinhos
No mês de novembro, foram registrados no município 267 casos novos de coronavírus, contra 325 altas por cura e 9 óbitos, um deles ocorrido no dia 26 de outubro, e confirmado no dia 2 de novembro.
Até a noite da segunda-feira, 7 de dezembro, o número de infectados aponta para 2.844 notificados. Deste total 2.677 já estão curados.
Ao total o município possui 118 positivos ativos, entre eles 68 pessoas já passaram por internação e não apresentam mais sintomas, mas aguardam o cumprimento do período de isolamento para receber alta por cura. Outros 50 pacientes estão internados em monitoramento nos hospitais de Ourinhos.
Na segunda-feira, a Santa Casa de Ourinhos, em seu boletim, divulgou que a taxa de ocupação da UTI Covid-19 de 80%.
OCUPAÇÃO DOS LEITOS:
SANTA CASA: 10 leitos ocupados por covid-19, sendo 07 de Ourinhos
– Ourinhos: 03 na UTI adulto; 04 na enfermaria
– Chavantes: 01 na enfermaria
– São Pedro do Turvo: 01 na UTI
– Bernardino de Campos: 01 na UTI
HOSPITAL COVID: 42 pacientes
UNIMED: 01 paciente
Ourinhos contabiliza 49 mortes por coronavírus.
Prefeito Lucas Pocay não considera possibilidade de restringir flexibilização no momento
Segundo a administração municipal, não existe possibilidade de aumentar as restrições de flexibilização em Ourinhos. Porém, haverá uma maior fiscalização junto aos estabelecimentos comerciais, principalmente no que diz respeito a festas e aglomerações.
DENÚNCIAS
Desrespeitar o decreto municipal que estabelece regras para evitar a disseminação do Covid19 gera autuação no valor de R$ 500 a R$ 5 mil. Denúncias sobre festas, aglomerações e estabelecimentos que desrespeitam as medidas de segurança podem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99613-2753.
PANDEMIA NÃO ACABOU
A pandemia ainda não terminou. O uso da máscara, álcool gel e das medidas de higiene e segurança públicas não podem ser relaxadas. A Prefeitura de Ourinhos mantém as ações de fiscalização, notificação e autuação de estabelecimentos ou cidadãos que descumprem as medidas.
BALADAS ESTÃO PROIBIDAS
As atrações no estilo “balada” estão proibidas. Qualquer evento com aglomeração de pessoas que descumpra o distanciamento social não pode ser realizado.
BARES E RESTAURANTES TÊM REGRAS
Apenas bares e restaurantes estão autorizados a funcionar desde que sigam todas as determinações de higiene e saúde relacionadas no decreto publicado dia 16 de outubro no Diário Oficial do Município de Ourinhos. Entre as medidas estão limitar no interior do estabelecimento 40% da capacidade estabelecida, espaçamento de 2 metros entre as mesas e regras específicas para músicos. O decreto pode ser acessado na íntegra no www.ourinhos.sp.gov.br/diario-oficial.
SALÃO DE FESTAS TEM REGRAS
Em relação ao funcionamento de salões de festas, as regras foram publicadas no Diário oficial do Município do dia 11 de setembro de 2020. Entre as regras estão o funcionamento de segunda a domingo, das 10h às 00h, com 30% da capacidade estabelecida pelo A.V.C.B., não excedendo 100 convidados, independentemente da capacidade do estabelecimento, com duração máximo de 4 horas por evento. O decreto pode ser acessado na íntegra no www.ourinhos.sp.gov.br/diario-oficial.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.