segunda, 15 de abril de 2024

Ourinhos muda protocolo para evitar novos desperdícios de doses da vacina contra covid

Cerca de 4.000 doses foram descartadas nos últimos três meses

 

 

Marcília Estefani

 

 

A Secretaria de Saúde de Ourinhos lançou na quarta-feira, 16/11, um novo protocolo para a vacinação da Covid-19 no município, numa tentativa de organizar a oferta dos imunizantes conforme a demanda atual, evitando o desperdício. Nos últimos 3 meses, cerca de 4.000 doses foram descartadas no município.

De acordo com a administração pública, as perdas foram devidamente alimentadas junto ao sistema do Governo do Estado, e a cidade entrou com pedido e conseguiu autorização para mudar a logística, divulgando um novo cronograma de vacinação, onde a cada dia da semana determinadas UBSs estarão distribuindo as doses.

O Secretário de Saúde Caio Lima esclarece que existe uma logística, um modo adequado para a utilização das vacinas, onde as doses e os frascos precisam ser guardados numa temperatura adequada e, a partir do momento que um frasco é aberto, ele tem um tempo para ser usado.

“Alguns frascos são compostos por cerca de 10 doses, e num prazo de 8 horas após aberto, se não aplicar todas as doses elas se perdem, por isso estamos otimizando os locais e pedindo para que a população venha se imunizar”.

Secretário de Saúde Caio Lima faz alerta à população

 

CONFIRA O NOVO CRONOGRAMA QUE FUNCIONA DAS 9H00 ÀS 17H00:

 

Segunda-feira – UBS Vila São Luiz e UBS Itamaraty

Terça-feira – UBS Vila Brasil e UBS Cohab

Quarta-feira – UBS arque Minas Gerais e Centro de Saúde I (Postão)

Quinta-feira – UBS Caic, UBS Vila Margarida, UBS Cohab

Sexta-feira – Centro de Saúde I (Postão)

UBS vão atender população entre 9h00 e 17h00

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: É necessário chegar na UBS até às 16h45. 

PREOCUPAÇÃO – Caio Lima ressalta ainda uma grande preocupação em relação ao grande número de pessoas que deixou de procurar pelas doses da vacina nos últimos meses.

“Alguns números são muito preocupantes, 6623 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina, ou seja, não completaram nem mesmo o esquema primário da vacinação e 26.027 munícipes não buscaram as 3ªs e 4ª doses, é muito importante termos essa consciência da necessidade da vacinação”.

6623 pessoas ainda não tomaram nem a 2ª dose da vacina em Ourinhos

 

QUEM DEVE PROCURAR PELA VACINA – A primeira dose do imunizante está disponível para qualquer pessoa acima de três anos de idade. Pessoas acima de 12 anos que tomaram as duas primeiras doses há mais de quatro meses podem tomar a primeira dose de reforço. A quarta dose segue a mesma janela mínima de quatro meses em relação a terceira aplicação, mas está sendo aplicada somente nos maiores de 18 anos ou em adolescentes com imunossupressão. A 5ª dose por enquanto está sendo oferecida apenas para pessoas imunossuprimidas.

Quem não tomou a 3ªe 4ª dose pode procurar por uma UBS conforme novo cronograma

 

VACINAÇÃO DE BEBÊS – Teve início na nesta sexta-feira, 18, a vacinação contra a covid-19 em crianças com idade entre seis meses a dois anos de idade com comorbidades. O imunizante “Pfizer Baby” estará disponível somente no Centro de Saúde I (Postão Central) das 9h às 15h.

Crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades já podem se vacinar

 

NOVOS CASOS – O último boletim divulgado pela prefeitura, deu conta que entre os dias 5 a 11 de novembro, 19 novos casos de covid-19 foram identificados em Ourinhos. Porém, segundo Caio Lima, apenas na quarta-feira, 16/11, 20 pessoas foram positivadas, número que, conforme declarou o secretário, “tende a aumentar, por isso a importância da cobertura vacinal completa”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.