terça, 17 de setembro de 2024
Publicado em 07 abr 2017 - 06:59:17
Alexandre Mansinho
Boa notícia para a cidade de Ourinhos e todas as cidades vizinhas: já está em curso uma articulação para a instalação em nosso município de uma Delegacia da Polícia Federal. Comandada pelo deputado federal Capitão Augusto, essa instalação beneficiará todas as cidades da região além de trazer um reforço na coordenação dos trabalhos nas agências das cidades de Bauru, Marília, Presidente Prudente e Londrina.
Procurada pela reportagem do NovoNegocião, a assessoria do deputado confirmou que, por sua posição geográfica, Ourinhos acaba sendo um caminho para ações criminosas como tráfico de drogas e contrabando. Embora as forças de segurança estaduais e a Polícia Rodoviária Federal executem um ótimo trabalho, com média de apreensões e de resolução de crimes acima da média, a presença de mais uma força policial traria inúmeros benefícios para a população: “Foi enviado um ofício ao Ministério da Justiça, na pessoa do ministro Osmar Serraglio, que inicia os trabalhos de articulação e estruturação para que possamos alcançar o objetivo”, confirma a assessoria.
Rota Caipira do Tráfico – Atualmente, todos os profissionais de segurança pública reconhecem que a região de Ourinhos representa um ponto nevrálgico usado por criminosos como rota para transporte de entorpecentes. O trabalho de inteligência da PF traria um incremento aos trabalhos já realizados pelas outras polícias, além de funcionar como uma coordenação com outros estados a fim de combater de forma mais efetiva o problema.
Há também o problema dos crimes de contrabando, sobretudo de eletrônicos e de cigarros, que faz do posto da Polícia Rodoviária Federal de Ourinhos um dos que mais efetua apreensões em toda a região Sul e Sudeste. Uma agência da PF irá aumentar ainda mais a eficiência no combate desse crime.
Prestação de serviços – Além dos trabalhos de investigação e inteligência, cabe a Delegacia da Polícia Federal um grande número de serviços de cadastro e controle: emissão de passaportes, cadastro de empresas de segurança e de vigilantes, registro de armas de fogo e emissão de documentos de porte, além de ser posto permanente de recolhimento de armas na Campanha do Desarmamento.
Nadine Paulino Gatti, que representa uma agência de viagens em Ourinhos, vê com entusiasmo essa possível instalação de uma agência da PF como estímulo às vendas de viagens internacionais: “atualmente a emissão de passaportes acaba sendo um entrave para que possamos fechar negócios, dependendo do período do ano as demais agências que prestam esse serviço estão com excesso de demanda, podendo resolver isso aqui em Ourinhos será, para todos que trabalham com turismo internacional, um imenso avanço”.
Os membros do Cacto (Clube de Arco, Caça e Tiro de Ourinhos) também estão entusiasmados com a notícia. Além de atuarem como clube de tiro esportivo, com armas de munição real e festim, prestam um serviço de campo de treinamento de tiro para empresas de segurança privada e também firmam parcerias com as forças de segurança pública.
O presidente do clube, capitão da reserva do Exército, Jorge Olavo das Chagas Lucas, diz que as obtenções dos registros e licenças necessárias para os praticantes de tiro esportivo, bem como os registros necessários para as pessoas que têm direito a porte de armas de acordo com a lei, serão muito mais fáceis com a PF no nosso município: “atualmente todos que precisam de quaisquer documentos relacionados a armamentos devem se deslocar para as outras agências da PF, não há dúvidas que isso será um imenso benefício”.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.