quinta, 12 de dezembro de 2024

Ourinhos Saneamento esclarece dúvidas da população sobre o serviço de água e esgoto na cidade

Publicado em 30 nov 2024 - 09:50:57

           

A diretoria recebeu nossa reportagem para esclarecimentos gerais à população

 

Fernando Lima

 

A Empresa Ourinhos Saneamento, que faz parte do Consórcio GS INIMA, concessionária que assumiu os serviços de água e esgoto em Ourinhos em 1º de novembro, recebeu a reportagem do EN DIA Negocião, na unidade de captação de água, que fica no Jardim Brasil, para esclarecer as principais dúvidas da população em relação aos serviços, já que esse período de transição tem gerado alguns questionamentos da população. 

O diretor regional Eduardo Caldeira, o gerente geral de Ourinhos Rodrigo Medeiros e o gerente comercial Luis Henrique Rodrigues, conversaram com nossa equipe em uma entrevista que pode ser vista pelas redes sociais do EN DIA clicando aqui https://www.instagram.com/p/DC4m-Dtynkp/

 

Confira os principais tópicos abordados na entrevista:

 

  • CONTAS ANTERIORES – Antes da transição dos serviços de água e esgoto para a Ourinhos Saneamento, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou uma última leitura dos hidrômetros de toda a cidade medindo o consumo de água, esgoto e taxa de lixo referentes aos meses de setembro e outubro (correspondentes à referência Outubro/2024) e com vencimento para pagamento em novembro. Essa conta ainda foi impressa na fatura utilizada pela antiga SAE (Superintendência de Água e Esgoto).
  • NOVAS LEITURAS E FATURAS – A Ourinhos Saneamento só começou a percorrer a cidade com seus leituristas a partir do dia 5 de novembro, apenas para verificar os números que constam de consumo em cada hidrômetro, o que chamamos de leitura zero. Somente em dezembro haverá uma segunda leitura e aí sim será emitida a fatura sobre o consumo de água e esgoto referente ao mês de novembro/2024.
  • APENAS TAXA DE LIXO – No mês de novembro os munícipes receberam apenas uma fatura da Ourinhos Saneamento onde é cobrada apenas a taxa de lixo. Isso porque, de acordo com contrato assinado com a Prefeitura de Ourinhos, a taxa de lixo continuará sendo cobrada na fatura de água e esgoto, como sempre aconteceu.
  • PAGAMENTO EM DUPLICIDADE? – Algumas pessoas estão com dúvidas: então estou pagando duas taxas de lixo no mesmo mês? A resposta é não. O consumidor está pagando em novembro uma tarifa de água, esgoto e taxa de lixo emitida pela antiga SAE (via Prefeitura), referente ao consumo de setembro/outubro; e uma fatura da Ourinhos Saneamento somente com a taxa de lixo do mês de novembro. 
  • TARIFA SOCIAL – As pessoas que tiverem direito à tarifa social, que é uma das novidades que foram implantadas pela Ourinhos Saneamento, deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar o cadastro e ver se tem direito ao benefício.
  • ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO – A Ourinhos Saneamento pede que todas as pessoas mantenham seus cadastros atualizados junto à instituição para receberem comunicados de interesse, como manutenções das redes, entre outros.
  • MANUTENÇÃO DAS REDES – Muitas pessoas reclamaram sobre a falta de água em determinados bairros, isso se deu em virtude de manutenções necessárias nas redes, que são muito antigas e precisam ser reparadas. Isto pode ocasionar falta momentânea de água, já que a rede precisa ser desligada para a realização dos reparos. Mas em geral, em algumas horas, o serviço volta à normalidade.
  • CONCLUSÃO – O consumo de água e esgoto do mês de novembro será cobrado somente em dezembro quando a Ourinhos Saneamento fará uma nova rodada de leituras na cidade e emitirá as faturas. A falta de água em alguns bairros foi ocasionada por manutenções necessárias na rede de fornecimento. A atualização do cadastro junto à Ourinhos Saneamento é importante para que o usuário fique sabendo das manutenções e outros comunicados. Outras informações também são postadas diariamente nas redes sociais da Ourinhos Saneamento. O cadastro para o benefício da tarifa social deve ser realizado diretamente junto ao CRAS, que verifica quem tem direito ao benefício.

 

DÚVIDAS? – Se tiver dúvidas, procure a empresa pelos canais de relacionamento com os clientes: 

Nova loja de atendimento ao público: Av. Altino Arantes, 890 (de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30) e Atendimento 24 horas (até nos finais de semana) pelos telefones: 0800 687 4646 e Whatsapp: (11) 95020-6424. 

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