sábado, 07 de setembro de 2024
Publicado em 06 nov 2021 - 15:07:31
O campeonato se encerrou na sexta-feira, 5/11. O Sesi/SP conquistou a medalha de ouro. O time do Adap-GO ficou na segunda colocação e a equipe do Adfego-GO ficou com o terceiro lugar
Marcília Estefani
Oito equipes de vários estados brasileiros se reuniram em Ourinhos na última semana, para a realização do Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado, que teve início na quarta-feira, 3/11, a partir das 14h00 e encerramento previsto para a tarde da sexta-feira, 5/11, no Ginásio Municipal de Esporte José Maria Paschoalick (Monstrinho).
O evento esportivo contou com a presença de atletas do time da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol Sentado, que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, garantindo medalha de bronze.
Na abertura do campeonato, as equipes vindas do Amazonas (ADEFA), Alagoas (ANTHARES), São Paulo (SESI-SP de Suzano e e IBP-SDPD/SP), Goiânia (ADAP E ADFEGO), Ceará (ADSUL) e Sergipe (ADM) foram apresentadas junto de suas delegações, e as medalhistas de Tóquio foram homenageadas pelo brilhante desempenho na paralimpíada.
Ângelo Alves Neto, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes, ficou muito emocionado pela homenagem feita para o time da seleção brasileira.
“Fiquei muito emocionado, foi uma justa homenagem a estas guerreiras, que foram medalhistas na paralimpiada do Rio 2016 e em Tóquio, e que há anos desenvolvem este trabalho”.
Os times foram divididos em duas chaves, onde cada equipe enfrentou a todas as outras. Foram classificados o 1º e 2º lugares de cada chave para decisão do título e 3º e 4º lugares de cada chave decidiram de 5º a 8º lugares. A quadra do Monstrinho foi adaptada e dividida em duas quadras de vôlei sentado.
Após quase dois anos sem eventos no Ginásio de Esportes de Ourinhos, os jogos puderam contar com a presença do público, seguindo a determinação do governo do Estado, que já autoriza a participação de pessoas em eventos com o controle de público em pé e sentados, com o uso de máscaras. Álcool em gel foi disponibilizado nas entradas do ginásio.
FINALISTAS – Fazendo uma competição impecável, sem perder nenhum set, o Sesi/SP conquistou a medalha de ouro. O time do Adap-GO ficou na segunda colocação e a equipe do Adfego-GO ficou com o terceiro lugar.
Na partida decisiva, o multi campeão confirmou o favoritismo e derrotou o time goiano por três sets a zero, parciais 25/14, 25/10 e 25/12. Na disputa pela medalha de bronze, a outra equipe do Estado de Goiás (Adfego) superou o time do IBP-SDPD, da cidade de Barueri/SP, por três sets a zero, com parciais de 26/24, 25/14 e 25/17.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Ângelo Alves Neto, a competição foi além das expectativas. “Depois de quase dois anos sem campeonatos, devido a pandemia, retornamos com este campeonato feminino com a inclusão de três equipes. Pudemos perceber uma evolução das atletas e do nível dos jogos”, destacou ao agradecer a parceria com a Prefeitura de Ourinhos e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Segundo Danilo Lima, Secretário de Esportes de Ourinhos, a realização deste importante campeonato na cidade, reforça o bom trabalho que está sendo feito no âmbito paradesportivo.
“A realização deste evento para mim representa o reconhecimento do trabalho que estamos realizando em Ourinhos. O trabalho que a gestão do prefeito Lucas Pocay vem fazendo. Ourinhos já é reconhecido em âmbito nacional, não temos informações que uma cidade, poder público, tenha tantas modalidades para pessoas com deficiência como Ourinhos. Somos referência para muitas cidades”, diz o secretário.
A realização do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado vem agregar valores aos projetos de inclusão desenvolvidos na cidade, que tornam o município referência em todo o país.
VOLEI SENTADO – Na modalidade competem atletas com alguma deficiência física ou problemas relacionados à locomoção. São seis jogadores em cada time, espalhados em uma quadra menor, com dimensões diferentes, 10x6m, sendo que a zona de ataque possui 2m e de defesa 3m. A altura da rede na modalidade feminina é de 1,05m e no masculino é de 1,15m. Como no vôlei convencional, as partidas são disputadas em melhor de cinco sets, e os sets vão até 25 pontos, com exceção do tie-break, que vai até 15. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.