sábado, 22 de junho de 2024

Ourinhos terá novo sistema de agendamento de consultas médicas

Da redação

Buscando proporcionar um atendimento mais humanizado aos pacientes, a Secretaria de Saúde realizou um estudo para eliminar a filas das madrugadas nas UBS e a partir de 10 de agosto será implantado um novo sistema de agendamento de consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).

O Agendamento – O agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Sáude será realizado no período das 14h às 17h. “As pessoas não devem mais se dirigir na madrugada para os postos e UBS. As Unidades Básicas de Saúde abrem as portas às 7h da manhã para o atendimento dos pacientes que tem suas consultas agendadas”, informou o secretário de saúde.

A consulta pode ser agendada pelo próprio paciente ou terceiros. “O agendamento pode ser feito pessoalmente, ou por outra pessoa. Pois, às vezes temos pacientes idosos, ou com dificuldade de locomoção. Assim, facilitamos no deslocamento destes pacientes. Além de que, com o agendamento sanamos o problema de tempo de espera para atendimento”, explicou.

Para o agendamento é necessário levar os cartões do SUS e da Unidade Básica de Saúde. Caso a pessoa não tenha o cartão SUS, o mesmo é feito na hora, basta levar o CPF, RG e Comprovante de Residência na Unidade Básica de Saúde.

“Optamos pelo agendamento pessoal, pois fizemos um levantamento em todas as experiências no país e verificamos que o agendamento feito por telefone não tem a mesma eficácia. Principalmente pelo congestionamento de linhas telefônicas”, esclareceu o secretário de saúde.

De acordo com André Mello este novo sistema vai ampliar a humanização do atendimento de saúde. “As pessoas não precisarão ficar esperando em filas durante a madrugada. As vezes em dias de frio e chuva. Assim, iremos proporcionar um sistema mais humanizado para população ourinhense”, concluiu.

Casos de Urgência e Emergência – Vale lembrar que os casos de Urgência e Emergência devem ser encaminhados ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.