terça, 23 de abril de 2024

Ourinhos terá Restaurante Popular que beneficiará população mais carente

O restaurante será instalado na Rua São Paulo e deve ser inaugurado possivelmente em 15 de setembro de 2023

 

Marcília Estefani

 

O prefeito Lucas Pocay anunciou na noite da quinta-feira, 27 de julho, mais um grande projeto em prol à população mais carente de Ourinhos. Trata-se da criação do restaurante popular, que ampliará a oferta de refeições adequadas e a preços acessíveis – somente R$ 2,00 visando garantir a segurança alimentar e nutricional daqueles que mais precisam, além de um ambiente digno para a realização destas refeições.

 

Restaurante Popular servirá refeições a um valor simbólico para população em situação de vulnerabilidade

 

O restaurante é um equipamento público que integra o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional, custeado com recursos próprios do município. É direcionado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, família referenciadas por programas sociais como CRAS, Bolsa Família, Centro Pop.

“Queremos que todos os ourinhenses tenham acesso a uma alimentação adequada, de qualidade, independentemente de sua condição socioeconômica. Além de promover a segurança alimentar, esse projeto vai fortalecer a economia local gerando mais empregos e fomentando o desenvolvimento sustentável”.

 

O novo equipamento público terá localização privilegiada,  na Rua São Paulo, 149 – antiga biblioteca municipal

 

O Instituto Qualitá foi a Organização Social escolhida, através de chamamento público n° 05/2023, para executar o programa de segurança alimentar e nutricional e a implantar o restaurante popular no município.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Viviane Barros, serão disponibilizadas 500 refeições por dia, 100 delas de forma totalmente gratuita, exclusivamente para pessoas em situação de rua, atendidos pela assistência social do município, equipe de abordagem, Centro Pop, que terão um cartão de identificação para facilitar a retirada da refeição.

Outros grupos prioritários cadastrados nos CRAS da cidade, em situação de vulnerabilidade social, cadastrados no Cadastro Único, que tem acesso ao bolsa família, pessoa idosa, pessoas com deficiência, estudantes, pagarão o valor simbólico de R$ 2,00.

 

“Queremos que todos os ourinhenses tenham acesso a uma alimentação adequada, de qualidade”, disse o prefeito Lucas Pocay

 

O restaurante será instalado na Rua São Paulo, 149, localização estratégica, na região central, visando atender toda a cidade com fácil acesso aos trabalhadores de baixa renda, próximo ao Terminal de Transportes Urbano e funcionará de segunda a sábado.

Ainda segundo a secretária, as obras no prédio onde será instalado esse novo equipamento público já começaram, e o local já está sendo adaptado para acomodar plenamente o restaurante, que deve ser inaugurado em 15 de setembro.

Em sua live, o prefeito garantiu ainda que a coordenação deste programa estará em constante diálogo com os outros programas e serviços sociais do município, CRAS, Conselho de Segurança alimentar e toda a gestão, para que possa atingir de forma satisfatória a população mais necessitada.

“Estamos trabalhando para garantir que todos os ourinhenses tenham acesso à alimentação digna e de qualidade e juntos iremos continuar transformando Ourinhos com um exemplo de solidariedade e cuidado com o próximo”, ressaltou Pocay.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.